Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

O que significa “cair na malha fina”? 🤔

Avatar
Escrito por Certificação Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

Mais de meio milhão de contribuintes brasileiros permaneceram retidos na lista da malha fina da Receita Federal. Entre os principais problemas encontrados pela Secretaria da Fazenda durante a entrega das declarações de Imposto de Renda 2021, estão omissões de rendimentos e inconsistências nas informações prestadas sobre os dependentes.

Ao se encontrarem nessa situação, muitos ficam aflitos e não sabem o que fazer. Para ajudar nisso, trazemos, até você, este artigo. Nele, você entenderá os principais aspectos que envolvem a situação de estar na malha fina da Receita Federal e o que você precisa fazer para resolver, caso essa pendência seja apontada em sua declaração.

Acompanhe o conteúdo e tenha uma ótima leitura!

Saiba o que é e como funciona a “malha fina” da Receita Federal

Muitas vezes, lemos nos jornais as ações realizadas pela Receita Federal quanto a criação de uma lista da “malha fina”, mas o que seria isso? Saiba que isso significa que uma declaração de Imposto de Renda acabou ficando retida na Receita Federal por alguns motivos.

Boa parte das vezes é porque a declaração foi identificada com alguns erros, faltaram documentações de alguns dos gastos declarados nos rendimentos ou qualquer outra inconsistência identificada pelo sistema da Receita Federal e seus agentes. Tais ações ocorrem quando as avaliações e revisões de sua declaração pelos responsáveis julgam, por algum dos motivos mencionados, a necessidade de maiores averiguações das informações declaradas pelo contribuinte.

A ação é realizada em uma tentativa de barrar qualquer possibilidade de fraude por parte do contribuinte ao declarar o imposto de renda, assim como sanar quaisquer equívocos ocasionados pela desatenção do titular durante a realização da declaração dos impostos. A seguir, você poderá conferir com maiores detalhes como evitar esses eventuais problemas e como resolvê-los caso já tenha acontecido com você. Continue sua leitura e confira!

Já baixou o nosso manual Descomplicando o IR22?

🦁 BAIXAR O MANUAL #IR22! 

Saiba se você está na malha fina do IR

Atualmente, o contribuinte saberá se seu Imposto de Renda está na malha fina da Receita Federal, geralmente, cerca de 24 horas depois da entrega e finalização de sua declaração. Essa rapidez ajuda muito na resolução de qualquer pendência encontrada pela instituição e facilita para os casos em que o contribuinte apenas preencheu algumas informações de maneira equivocada.

Para saber se você está nesse grupo, é bem simples: basta acessar o portal e-CAC da receita e navegar até a aba ”Pendências de Malha”. Será lá que você poderá conferir qual foi a irregularidade encontrada pelo sistema e quais os documentos que precisam ser enviados ou informações que precisam ser retificadas.

Lembrando que você não receberá a restituição devida até você enviar uma Declaração Retificadora para a Receita.

Como sair da Malha Fina do Imposto de Renda? Veja o passo a passo e os principais detalhes que todo contribuinte deve saber para evitar!

De maneira prática e bem resumida, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o portal e-CAC pelo seu navegador, o mesmo utilizado para fazer a sua declaração;
  2. Faça o login e clique na seção “Pendências”;
  3. Agora, verifique as informações que constam ali. Você deverá ler orientações sobre o porquê da retenção e tudo o mais que deve ser feito para resolver o seu problema com o Leão.
  4. Leia as orientações com atenção para preparar com muita atenção a sua declaração retificadora.
Saiba o que pode levar a sua declaração a cair na malha fina

Questões bastante comuns podem levar muitos contribuintes brasileiros a caírem no processo de malha fina realizado pela Receita Federal. Veja, a seguir, uma lista com os principais problemas encontrados — os quais pensamos que você deve prestar muita atenção para evitar problemas para sua vida fiscal. São eles:

  • Omissão de Rendimentos Seja do próprio contribuinte ou de dependentes, qualquer omissão de rendimento também será acusada pelo sistema. É esperado o máximo cuidado com essa parte, pois ela poderá dar muita dor de cabeça, podendo causar estragos irreversíveis para a sua vida fiscal futura;
  • Valores incorretos: seja propositalmente ou não, o uso de valores incorretos, ilegítimos ou incompatibilidade de gastos podem ser a razão de uma declaração cair na malha fina. Para evitar o problema, o ideal é sempre preencher com cuidado e nunca fugir da realidade ao declarar os valores para a Receita;
  • Conflitos de informações: se suas informações diferem em alguma instância da fonte pagadora de seus rendimentos, já pode ir se preparando para cair na malha fina. Esteja ciente que as informações de sua declaração deverão estar idênticas à da sua fonte pagadora para que você não tenha problemas;
  • Erros de digitação: um dos problemas mais comuns e que também são bem tranquilos para serem resolvidos. Qualquer coisa escrita de maneira errada, seja valores ou informações, deverá ser erguida a bandeira vermelha para a sua declaração.
Evite problemas e não caia nunca mais na malha fina: facilite a sua vida — conheça o Certificado Digital!

Um Certificado Digital está, sem dúvidas, entre as principais facilidades da modernidade para aqueles que aproveitam as vantagens de declarar o IR. Essa ferramenta contribui muito na redução do tempo gasto com a tarefa da declaração, ajudando em qualquer problema que necessite de alguma ação por parte do contribuinte e que dependa de preenchimento e averiguação de dados pessoais.

Com um Certificado Digital válido, o contribuinte poderá efetuar ações que vão desde consultas, até mesmo corrigir as informações prestadas à Secretaria da Fazenda, acessando a aba “Extrato do Processamento da DIRPF” por meio da Internet. A seção está disponível na página da Receita Federal, o e-CAC, na Internet. Assim, as situações de malha fina ficam muito mais simples de serem postas em ordem!

Viu só, neste artigo vimos que não é o fim do mundo cair na malha fina e podemos resolver qualquer problema que seja identificado pelo sistema da Receita Federal de maneira agilizada com ajuda da Internet. Você acompanhou, em nosso artigo, os principais detalhes desse tema, compreendendo o que é a malha fina do IR, levando o contribuinte para essa lista e como sair dela.

Vimos, também, como resolver essas pendências da maneira mais simples e com maior agilidade possível, por meio do Certificado Digital. Se você ainda precisa de mais informações sobre como fazer a declaração do imposto de renda sem problemas, confira nosso e-book completo sobre o tema: Imposto de Renda 2022 — O manual completo que você precisa para saber tudo sobre o assunto!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.