Serasa Certificado Digital - Logo
Compre j√° seu Certificado
Imagem do artigo

O que significa “cair na malha fina”? ūü§Ē

Avatar
Escrito por Certificação Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.4

Mais de meio milh√£o de contribuintes brasileiros permaneceram retidos na lista da malha fina da Receita Federal. Entre os principais problemas encontrados pela Secretaria da Fazenda durante a entrega das declara√ß√Ķes de Imposto de Renda 2021, est√£o omiss√Ķes de rendimentos e inconsist√™ncias nas informa√ß√Ķes prestadas sobre os dependentes.

Ao se encontrarem nessa situação, muitos ficam aflitos e não sabem o que fazer. Para ajudar nisso, trazemos, até você, este artigo. Nele, você entenderá os principais aspectos que envolvem a situação de estar na malha fina da Receita Federal e o que você precisa fazer para resolver, caso essa pendência seja apontada em sua declaração.

Acompanhe o conte√ļdo e tenha uma √≥tima leitura!

Saiba o que √© e como funciona a ‚Äúmalha fina‚ÄĚ da Receita Federal

Muitas vezes, lemos nos jornais as a√ß√Ķes realizadas pela Receita Federal quanto a cria√ß√£o de uma lista da ‚Äúmalha fina‚ÄĚ, mas o que seria isso? Saiba que isso¬†significa que¬†uma declara√ß√£o de Imposto de Renda acabou ficando retida na Receita Federal por alguns motivos.

Boa parte das vezes √© porque a declara√ß√£o foi identificada com alguns erros, faltaram documenta√ß√Ķes de alguns dos gastos declarados nos rendimentos ou qualquer outra inconsist√™ncia identificada pelo sistema da Receita Federal e seus agentes. Tais a√ß√Ķes ocorrem quando as avalia√ß√Ķes e revis√Ķes de sua declara√ß√£o pelos respons√°veis julgam, por algum dos motivos mencionados, a necessidade de maiores averigua√ß√Ķes das informa√ß√Ķes declaradas pelo contribuinte.

A ação é realizada em uma tentativa de barrar qualquer possibilidade de fraude por parte do contribuinte ao declarar o imposto de renda, assim como sanar quaisquer equívocos ocasionados pela desatenção do titular durante a realização da declaração dos impostos. A seguir, você poderá conferir com maiores detalhes como evitar esses eventuais problemas e como resolvê-los caso já tenha acontecido com você. Continue sua leitura e confira!

J√° baixou o nosso manual Descomplicando o IR22?

ūü¶Ā BAIXAR O MANUAL #IR22!¬†

Saiba se você está na malha fina do IR

Atualmente, o contribuinte saber√° se seu Imposto de Renda est√° na malha fina da Receita Federal, geralmente, cerca de 24 horas depois da entrega e finaliza√ß√£o de sua declara√ß√£o. Essa rapidez ajuda muito na resolu√ß√£o de qualquer pend√™ncia encontrada pela institui√ß√£o e facilita para os casos em que o contribuinte apenas preencheu algumas informa√ß√Ķes de maneira equivocada.

Para saber se voc√™ est√° nesse grupo, √© bem simples: basta acessar o portal e-CAC da receita e navegar at√© a aba ”Pend√™ncias de Malha”. Ser√° l√° que voc√™ poder√° conferir qual foi a irregularidade encontrada pelo sistema e quais os documentos que precisam ser enviados ou informa√ß√Ķes que precisam ser retificadas.

Lembrando que você não receberá a restituição devida até você enviar uma Declaração Retificadora para a Receita.

Como sair da Malha Fina do Imposto de Renda? Veja o passo a passo e os principais detalhes que todo contribuinte deve saber para evitar!

De maneira prática e bem resumida, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o portal e-CAC pelo seu navegador, o mesmo utilizado para fazer a sua declaração;
  2. Fa√ßa o login e clique na se√ß√£o ‚ÄúPend√™ncias‚ÄĚ;
  3. Agora, verifique as informa√ß√Ķes que constam ali. Voc√™ dever√° ler orienta√ß√Ķes sobre o porqu√™ da reten√ß√£o e tudo o mais que deve ser feito para resolver o seu problema com o Le√£o.
  4. Leia as orienta√ß√Ķes com aten√ß√£o para preparar com muita aten√ß√£o a sua declara√ß√£o retificadora.
Saiba o que pode levar a sua declaração a cair na malha fina

Quest√Ķes bastante comuns podem levar muitos contribuintes brasileiros a ca√≠rem no processo de malha fina realizado pela Receita Federal. Veja, a seguir, uma lista com os principais problemas encontrados ‚ÄĒ os quais pensamos que voc√™ deve prestar muita aten√ß√£o para evitar problemas para sua vida fiscal. S√£o eles:

  • Omiss√£o de Rendimentos¬†Seja do pr√≥prio contribuinte ou de dependentes, qualquer omiss√£o de rendimento tamb√©m ser√° acusada pelo sistema. √Č esperado o m√°ximo cuidado com essa parte, pois ela poder√° dar muita dor de cabe√ßa, podendo causar estragos irrevers√≠veis para a sua vida fiscal futura;
  • Valores incorretos: seja propositalmente ou n√£o, o uso de valores incorretos, ileg√≠timos ou incompatibilidade de gastos podem ser a raz√£o de uma declara√ß√£o cair na malha fina. Para evitar o problema, o ideal √© sempre preencher com cuidado e nunca fugir da realidade ao declarar os valores para a Receita;
  • Conflitos de informa√ß√Ķes: se suas informa√ß√Ķes diferem em alguma inst√Ęncia da fonte pagadora de seus rendimentos, j√° pode ir se preparando para cair na malha fina. Esteja ciente que as informa√ß√Ķes de sua declara√ß√£o dever√£o estar id√™nticas √† da sua fonte pagadora para que voc√™ n√£o tenha problemas;
  • Erros de digita√ß√£o: um dos problemas mais comuns e que tamb√©m s√£o bem tranquilos para serem resolvidos. Qualquer coisa escrita de maneira errada, seja valores ou informa√ß√Ķes, dever√° ser erguida a bandeira vermelha para a sua declara√ß√£o.
Evite problemas e n√£o caia nunca mais na malha fina: facilite a sua vida ‚ÄĒ conhe√ßa o Certificado Digital!

Um Certificado Digital est√°, sem d√ļvidas, entre as principais facilidades da modernidade¬†para aqueles que aproveitam as vantagens de declarar o IR. Essa ferramenta contribui muito na redu√ß√£o do tempo gasto com a tarefa da declara√ß√£o, ajudando em qualquer problema que necessite de alguma a√ß√£o por parte do contribuinte e que dependa de preenchimento e averigua√ß√£o de dados pessoais.

Com um Certificado Digital v√°lido, o contribuinte poder√° efetuar a√ß√Ķes que v√£o desde consultas, at√© mesmo corrigir as informa√ß√Ķes prestadas √† Secretaria da Fazenda, acessando a aba ‚ÄúExtrato do Processamento da DIRPF‚ÄĚ por meio da Internet. A se√ß√£o est√° dispon√≠vel na p√°gina da Receita Federal, o e-CAC, na Internet. Assim, as situa√ß√Ķes de malha fina ficam muito mais simples de serem postas em ordem!

Viu só, neste artigo vimos que não é o fim do mundo cair na malha fina e podemos resolver qualquer problema que seja identificado pelo sistema da Receita Federal de maneira agilizada com ajuda da Internet. Você acompanhou, em nosso artigo, os principais detalhes desse tema, compreendendo o que é a malha fina do IR, levando o contribuinte para essa lista e como sair dela.

Vimos, tamb√©m, como resolver essas pend√™ncias da maneira mais simples e com maior agilidade poss√≠vel, por meio do Certificado Digital. Se voc√™ ainda precisa de mais informa√ß√Ķes sobre como fazer a declara√ß√£o do imposto de renda sem problemas, confira nosso e-book completo sobre o tema: Imposto de Renda 2022 ‚ÄĒ O manual completo que voc√™ precisa para saber tudo sobre o assunto!

Este artigo lhe foi √ļtil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conte√ļdo, adaptar e medir an√ļncios, al√©m de oferecer uma experi√™ncia mais segura a voc√™. Ao continuar a navega√ß√£o em nosso site, voc√™ concorda com o uso dessas informa√ß√Ķes. Leia nossa Pol√≠tica de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as √ļltimas novidades no seu email.