Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Prazo para entrega da Declaração do IR está terminando

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8.3

Contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido a fundos da criança e do idoso

Faltando menos de um mês para o término do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal já registra um total de mais de 16 milhões de declarações entregues. Ao todo, são esperados cerca de 32 milhões de documentos e o prazo termina dia 30 de junho à meia-noite.

Da mesma forma que o prazo de entrega da declaração foi prorrogado, a Receita também adiou a data final para o pagamento da primeira cota do imposto, de 30 de abril para 30 de junho, sendo que as demais parcelas vencem no último dia útil de cada mês.

Para aqueles que ainda não entregaram a documentação, é importante ficar atento ao prazo. Especialmente se a declaração a ser entregue for a completa, caso em que o preenchimento costuma ser mais complexo que na declaração simplificada. O primeiro passo nesse sentido é reunir todo o material disponível avaliando, em primeiro lugar, se falta algum documento. Caso haja necessidade, ainda há tempo para buscar esses documentos faltantes.

Doações para o fundo da criança e do idoso

Vale ressaltar que o contribuinte pode destinar até 3% do imposto devido para os fundos dos direitos da criança e do adolescente e outros 3% para o fundo do idoso. Basta acessar a aba “fichas da declaração” e, em seguida, “doações”, indicando o valor a ser doado e o fundo beneficiado — nacional, estadual ou municipal. A doação não aumenta o imposto a pagar e a doação só vale para declarações feitas pelo modelo completo.

Declaração facilitada com Certificado Digital

O contribuinte que quer ganhar tempo e ter maior facilidade no preenchimento e entrega da declaração pode utilizar a Certificação Digital. Ele permite, por exemplo, ter acesso a uma declaração pré-preenchida e realizar o lançamento dos dados já diretamente no site da Receita Federal (o eCAC), sem necessidade de baixar o programa. Para saber mais acesse e-CPF.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.