Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Receita Federal agora permite que contribuintes do IR acessem o carnê-leão pelo Portal e-CAC

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
4.4

Mudança agiliza processo; uso do Certificado Digital no momento do login na plataforma assegura total segurança e confiabilidade

A Receita Federal começou o ano de 2021 facilitando a vida do contribuinte que precisa fazem o recolhimento mensal do carnê-leão. Agora, todas as etapas do procedimento podem ser feitas por meio do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC), disponível no site oficial da Receita. A medida está valendo desde 1º de fevereiro.

Esse procedimento é obrigatório para quem recebe rendas de aluguel, pensão alimentícia, trabalho autônomo, entre outras. A mudança vale já para as rendas recebidas em janeiro, cujo recolhimento do imposto deverá ser feito até o fim de fevereiro.

Antes de a alteração ser implementada, esse processo era mais trabalhoso e demorado. Para que o contribuinte pudesse registrar os rendimentos e gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), era necessário baixar o programa no computador, assim como a Máquina Virtual Java (JVM) compatível, ou aplicativo para celular do carnê-leão.

A mudança tornou o processo mais ágil, pois, para executar as mesmas funções, basta acessar o site e selecionar o serviço “Meu Imposto de Renda” – “Declarações” –”Acessar Carnê-Leão”. Toda a segurança é garantida pelo uso do Certificado Digital, ferramenta essencial para fazer o login na plataforma. É ele que garante a proteção dos dados disponibilizados na plataforma online e comprova a identidade do contribuinte.

Além de auxiliar na contribuição do IR, o acesso ao Portal e-CAC permite que o usuário tenha acesso a diversos outros serviços oferecidos virtualmente pela Receita Federal. Cada cidadão, ao fazer o login usando o Certificado Digital, tem disponível uma lista com a descrição das funções que pode utilizar, que varia de acordo com o(s) tipo(s) de selo(s) de confiabilidade que a pessoa possui.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais com inúmeras aplicações de acordo com o tipo de assinatura digital, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), o e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador. Elas oferecem serviços específicos para cada cidadão e profissional, com total segurança, conforto e confiabilidade.

Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.