Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Saiba como declarar seu Imposto de Renda usando o Certificado Digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.7

Quem tem um certificado digital do tipo e-CPF, pode realizar a declaração do Imposto de Renda de maneira mais fácil e segura, sem a necessidade de baixar o programa do IR. Isso porque essa tecnologia permite acesso à opção de “Declaração Pré-Preenchida” que já importa todos os dados que constam em seu CPF.

Ótima opção, né? Mas, é importante estar atento a alguns detalhes básicos sobre esse demonstrativo, especialmente quanto ao preenchimento correto e entrega no prazo. Afinal, mesmo utilizando essa ferramenta ainda é preciso ter alguns cuidados essenciais.

Por isso, fizemos um passo a passo de como declarar o Imposto de Renda usando o Certificado Digital. Continue com a leitura e veja como é simples!

As vantagens de utilizar o certificado digital na declaração do Imposto de Renda

Antes de apresentar o passo a passo para utilizar o certificado digital na declaração do Imposto de Renda, falaremos sobre alguns dos principais benefícios que essa ferramenta pode proporcionar. Continue lendo!

  • Acesso à declaração pré-preenchida

A declaração pré-preenchida é um dos benefícios de quem utiliza o certificado digital para cumprir com essa obrigação. Nesse caso, você pode emitir um documento com diversos campos já preenchidos. Basicamente, são informações sobre rendimentos, bens, direitos, dívidas, e deduções que foram encontrados no banco de dados da Receita Federal.

Segundo um balanço da Receita Federal, em 2022, 7,6% dos contribuintes declararam o Imposto de Renda com a declação pré-preenchida, ano-base 2021.

Nesse documento também é possível encontrar as informações das fontes pagadoras, instituições imobiliárias e até mesmo os serviços médicos que foram contratados por você ou seus dependentes.

Ao utilizar essa funcionalidade, você elimina uma série de preenchimentos que podem conter erros ou inconsistência, evitando problemas com multas e demais penalidades.

Uma das novidades que o Governo trouxe e que busca incentivar o uso da declaração pré-preenchida, é o de ter prioridade na restituição. Além disso, algumas novidades atrativas para a declaração pré-preenchidada no Imposto de Renda de 2023, é a autorização do acesso a terceiros, para preenchimento da declaração. Essa modalidade também traz as informações sobre imóveis adquiridos e que foram registrados em cartório, as doações efetuadas no ano, a inclusão dos criptoativos, se declarados pelas exchanges, entre outras novidades. 

  • Facilidade para fazer retificações

Uma das vantagens de se utilizar o certificado digital para fazer a declaração do Imposto de Renda é a facilidade que você terá caso necessite realizar retificações. Na maioria dos casos, a Receita Federal abre um prazo para que o contribuinte faça correções no documento, evitando cair na malha fina ou pagar multas altíssimas.

Para tanto, ele precisará retificar o documento enviado inicialmente, o que pode ser feito por meio do portal e-CAC da Receita Federal e o acesso é feito por meio de um certificado digital. Nesse ambiente, é possível consultar o status da declaração, checar as fontes pagadoras, bem como complementar a declaração de forma simples.

Desse modo, garantindo um maior rigor no cumprimento dessa obrigação, facilitando os processos de retificações, caso sejam necessários. Evitando restrições e sanções junto ao fisco.

  • Emissão das declarações dos anos anteriores

Ao preencher a declaração do Imposto de Renda, o sistema permite a importação dos dados básicos do documento enviado anteriormente. O problema é que muitas pessoas não guardam o arquivo transmitido em um local seguro. Consequentemente, é normal que ele se perca com o passar dos meses.

Contudo, o contribuinte que utiliza o certificado digital para fazer a sua declaração do Imposto de Renda não tem problemas com isso. Afinal, ele pode acessar o portal e-CAC e fazer o download de todas as declarações que foram transmitidas nos últimos anos.

  • Segurança na prestação de contas com o leão

Outro benefício muito valioso é a garantia de segurança e transparência no processo de prestação de contas com o leão. O certificado digital é uma ferramenta que tem inúmeros sistemas de segurança extremamente avançados.

Desse modo, todos os dados que são transacionados estarão totalmente seguros, evitando desvios ou vazamentos que podem colocar em risco informações sigilosas sobre sua vida financeira.

  • Possibilidade de utilizar o certificado digital para diversas finalidades

Quem pensa que o certificado digital é utilizado apenas por empresas ou na declaração do Imposto de Renda das pessoas físicas está muito enganado. Esse elemento tem inúmeras funcionalidades. Na atualidade, já existem várias atividades que podem ser feitas com mais segurança por meio do certificado digital.

Por exemplo, acessar contas bancárias, fazer logins em áreas restritas de portais na internet, acessar outras plataformas do Governo Federal, como o Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, Carteira de Habilitação Digital, documentos veiculares, além de assinar documentos digitalmente com a mesma validade jurídica.

Antes de tudo: tenha seus documentos em mãos!

Utilizando a opção de declaração pré-preenchida, a maior parte das suas informações serão importadas, mas é sempre recomendado que você faça a validação desses dados do que declarar no imposto de renda, só para ter certeza. Portanto, documentos em mãos? Vamos começar. 

  • Primeiro passo: acesse o eCAC

Desde já, a simplificação da sua declaração já começa: você não precisa realizar o download de nenhum programa, todo o processo pode ser realizado pelo portal da Receita Federal, o eCAC. Então, acesse https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login.

Ao clicar no link, você será direcionado para o login por meio do portal Gov.br do Governo Federal. Selecione “Entrar com gov.br”. Em seguida, a página será direcionada para a tela que demonstra as diversas opções de login, podendo utilizar o Certificado Digital para fazer o acesso (atenção: será necessário inserir a senha PIN do seu Certificado Digital para validar o acesso, ok?).

  • Segundo passo: inicie a sua declaração

Após acessar, clique em “Declarações e Demonstrativos”.

Em seguida, vá à lateral esquerda da página, em “Serviços em Destaque”, e acesse “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.

Depois, clique em “Preencher Declaração Online” e “2023” (a tela abaixo é apenas uma demonstração. Siga o passo a passo considerando que para a Declaração IR23 terá o ano de 2022 como ano base).

Será aberta uma nova página. Nela você verá todas as declarações dos anos anteriores e a de 2023 estará no topo como “não entregue”. Em seguida, clique em Preencher Declaração Online. Por fim, selecionar “Iniciar com a Declaração Pré-preenchida”.

Agora, você deverá criar uma senha ou palavra-chave para acessar a declaração futuramente. Também será solicitada pergunta e resposta, caso você não lembre da senha ou palavra-chave criada.

  • Terceiro passo: atualize, preencha e confirme os dados de sua declaração

Ao acessar, você verá o resumo de sua declaração, informando a quantidade de dados já preenchidos. Primeiramente, verifique caso tenha algum alerta e quais são os erros que foram encontrados, acessando o triângulo de alerta com exclamação no topo da tela.

Atualize os dados solicitados. Em seguida, recomendamos que acesse todos os itens, confira o que já estiver preenchido e acrescente o que for necessário.

  • Quarto passo: finalize e envie sua declaração

Após a revisão de todos os itens, clique em “entregar” no menu à esquerda. Logo depois, confira ou preencha os dados de sua conta bancária – é nela que você receberá a restituição, se for o caso. Depois, clique em “Aceito os termos e condições da declaração” e, por fim, em “Entregar declaração”.

E pronto, declaração finalizada!

Uma dica importante é que você guarde o recibo da sua declaração, caso seja necessário futuramente. Basta clicar em “Recibo” e salvar no seu computador.

Leu todo o passo a passo, mas ainda prefere entender mais sobre o Imposto de Renda para se preparar ainda mais? Isso é normal! Por isso, disponibilizamos um e-book com dicas e informações sobre como realizar a sua declaração! Acesse aqui para baixar!

Leia também:

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.