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Saiba quais são os principais documentos que você deve ter em mãos para fazer a declaração de IR

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Escrito por Certificado Digital
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Reunir os documentos com antecedência garante tempo hábil para fazer correções; Certificado Digital é uma ferramenta que facilita o processo.

Reunir com antecedência a grande quantidade de informações necessárias para fazer a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física, como comprovantes e documentos de todos os dependentes, é extremamente importante. Além de evitar erros, o contribuinte que fizer a declaração no início do prazo tende a receber a restituição mais cedo.

Até mesmo quem já sabe que não terá restituição deve se organizar para evitar imprevistos e ter tempo suficiente para fazer correções na declaração dentro do prazo, evitando cair na malha fina.

Desde 2019 é necessário informar o CPF de todos os dependentes, não importando a idade. Por outro lado, não é mais necessário ter em mãos o Guia da Previdência Social (GPS) e a cópia da carteira de trabalho do empregado doméstico, uma vez que o Fisco não permite mais o abatimento dos valores despendidos no INSS desses profissionais.

Veja abaixo uma relação dos principais documentos para fazer a declaração de Imposto de Renda.

Dados pessoais

  • Nome, CPF e data de nascimento;
  • Nome, CPF, parentesco dos dependentes e suas datas de nascimento;
  • Endereço atualizado;
  • Comprovante de atividade profissional — para profissionais de classe, número de registro, como CRM para médicos e OAB para advogados;
  • Cópia da última declaração de IR entregue;
  • Conta bancária para restituição ou débitos.

Informe de rendimentos

  • Receitas de instituições financeiras, como bancos e corretoras de investimentos;
  • Receitas de salários, pró-labore, participação nos lucros, aposentadoria ou pensão;
  • Renda;
  • Renda como pensão alimentícia, doações, heranças etc.;
  • Resumo mensal do livro caixa com memória de cálculo para Carnê-Leão, se aplicável.

Informe de pagamentos efetuados

No caso de documentos de pagamento efetivos, é necessária a apresentação dos recibos com assinatura e CPF do profissional prestador do serviço ou ainda NFs de:

  • Gastos médicos;
  • Despesas odontológicas;
  • Plano de saúde;
  • Despesas com educação;
  • Doações feitas;
  • Serviços contratados de PFs e PJs.

Informe de ônus ou dívidas

Neste caso, é preciso juntar qualquer documento ou informação que comprove os encargos e dívidas do ano a declarar, sejam pagos ou adquiridos. Um exemplo são informações como empréstimos realizados, entre outros.

Informe de bens e direitos

  • Data de aquisição do imóvel, área, IPTU, número da matrícula e nome do cartório onde o imóvel está inscrito;
  • Número de Renavam e registro no órgão regulador do veículo.

Os contribuintes que realizarem o preenchimento e o envio por meio de Certificação Digital contam com uma série de benefícios, como o acesso à documentação pré-preenchida e o envio diretamente pela página da Receita Federal, sem a necessidade de baixar um programa específico para isso.

A Serasa Experian Certificação Digital presta uma ampla gama de serviços e oferece todo o suporte para ajudar Pessoas Físicas (e-CPF) com a utilização da assinatura digital. Para obter mais informações, acesse o site Serasa Experian Certificado Digital.

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