Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Informe de rendimentos para declaração do IR

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda já começou e muitas pessoas estão levantando os comprovantes e informes de rendimentos. Nessas horas, pode surgir uma dúvida básica – e um tanto angustiante: o que fazer se empregadores e instituições financeiras não enviaram o informe de rendimentos para declaração do IR?

A primeira questão é pensar que, pior que enviar uma declaração incompleta (sem os dados desses comprovantes), é não entregar. Afinal, a multa pela entrega atrasada ou pela não entrega é de até 20% do valor devido do imposto.

E o que fazer?

Sendo assim, caso não tenha recebido o informe de rendimentos para declaração do IR, entre em contato com o SAC, com o gerente (no caso de bancos ou corretoras) ou com o departamento de Recursos Humanos (RH) – no caso de empresa da qual tenha recebido salário.

O prazo para empresas, bancos e corretoras enviarem esses informes de rendimentos terminou no dia 28 de fevereiro – sob pena de multa no caso de não envio.

E o que fazer caso solicite o informe de rendimentos para declaração do IR e mesmo assim não receba? Ou receba com os dados incompletos/incorretos? A opção é enviar a declaração com as informações que possue e, se for o caso, retificar. Você também pode denunciar a empresa à Receita pela não entrega dos informes.

Enfim, uma forma simples e prática de fazer a declaração do Imposto de Renda é com a Certificação Digital. Ele permite o acesso à declaração pré-preenchida, além do lançamento dos dados diretamente no eCAC (sem precisar baixar o programa). Veja mais em Certificado Digital.

O prazo para a entrega das declarações vai até o dia 30 de abril.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.