Imagem do artigo

IR 2020: acompanhe se caiu na Malha Fina

Giovanna Baseotto
Escrito por Giovanna Baseotto
Nota dos leitores
para este artigo:
10

IR 2020: acompanhe se caiu na Malha Fina. De acordo com a Receita Federal, serão enviadas cartas notificando os contribuintes, mas a consulta pode ser feita pelo portal e-CAC.

De acordo com a Receita Federal, 334 mil contribuintes em todo o País foram pegos na Malha Fina do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, ano-base 2019. A Receita declarou ainda que já começou a enviar cartas a todos os contribuintes que apresentaram inconsistências em suas declarações e não foram intimados.

Independentemente do recebimento de qualquer notificação, é importante que o contribuinte faça uma consulta de forma on-line no portal e-CAC, site da Receita. O acesso ao extrato do IR pode ser feito por meio de um código de acesso gerado na própria página. Ou com o Certificado Digital, que oferece muito mais segurança ao procedimento.

Antes de receber uma intimação, o contribuinte ainda tem a chance de, caso reconheça algum erro, optar pelo processo de autorregularização, que nada mais é que uma maneira de retificar a declaração, pagando devidamente o valor que deve ao Fisco. Mas se o indivíduo considerar a declaração correta, é possível apenas esperar pela intimação da Receita. E então apresentar toda a documentação necessária que comprove as informações que foram declaradas.

Quem opta por esperar pela intimação, entretanto, precisa estar ciente de que já não contará mais com a possibilidade de fazer qualquer correção nas informações. E, caso as inconsistências sejam comprovadas irregularidades, o contribuinte deverá pagar uma multa que equivale a, no mínimo, 75% do imposto que não foi pago ou que foi pago em valor menor do que o devido.

É para garantir a chance do contribuinte de se autorregularizar que a Receita reforça a importância de fazer uma checagem constante ao extrato do IR no portal e-CAC. “Quem apresenta Declaração do IRPF, deve sempre consultar o extrato do processamento da DIRPF apresentada. Não é preciso aguardar nenhuma comunicação da Receita para fazer essa consulta. Em até 24 horas após a apresentação da Declaração, as informações sobre o processamento estão disponíveis no extrato“, informa o órgão  federal.

Como saber se caiu na malha fina do IR 2020

Com seu Certificado Digital conectado ao computador, clique aqui para acessar o e-CAC. Em seguida, clique em “Acessar com gov.br” e depois clique em “Certificado Digital”, insira a sua senha para acessar.

Após acessar, clique em “Declarações e Demonstrativos” e depois em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Por fim, clique em “Extrato de Processamento”.

Uso da Certificação Digital

Para acessar o site da Receita Federal, assim como em todas as outras transações on-line, é importante usar uma ferramenta que garanta a sua segurança como usuário. A Serasa Experian oferece Certificações Digitais que podem ser usada para esse e vários outros propósitos, com serviços específicos para cada cidadão e profissional.

Para mais informações, acesse https://serasa.certificadodigital.com.br/.  

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.