Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

IRPF 2016: Como evitar a malha fina?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Hora de declarar o Imposto de Renda. O grande temor de todos é cair na tal da malha fina, mas o que é isso, exatamente?

Malha fina é a revisão das declarações, tanto no modelo simples como no completo, no qual são verificados os dados declarados pelo contribuinte. Havendo alguma inconsistência, a declaração ficará retida. Um único número errado já é suficiente para cair na malha fina.

Se o erro for grave, como a omissão de rendimentos tributáveis recebidos ou despesas dedutíveis indevidas, a Receita Federal fará uma fiscalização rigorosa. Por isso, fique atento a tudo quando declarar o seu imposto.

Para evitar quaisquer erros e dores de cabeça, o contribuinte pode usar o Certificado Digital e-CPF. É mais vantajoso e diminui o risco de erros de digitação, pois os dados já vêm pré-preenchidos; basta conferir e preencher atentamente o que falta. O certificado tem validade jurídica, garantindo sua integridade e protegendo os documentos transferidos à Receita Federal.

O que cai na malha fina?

  • Erro na declaração ou informações incompletas: se você digitou algum dado errado ou se a informações estão incompletas, incluindo o CPF dos dependentes.
  • Omissão de rendimentos: não declarar rendimentos tributáveis como salário de dependentes, aluguel, pensão alimentícia ou aposentadoria. A omissão é o principal motivo que leva um contribuinte à malha fina.
  • Aplicações: não lançar aplicações financeiras que você tenha feito.
  • Despesas: não lançar todas as despesas do ano (aluguel pago, por exemplo) ou não respeitar as regras para dedução de despesas, como gastos com médicos ou educação.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.