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Liberada a consulta ao 4º lote de restituição IR

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Escrito por Certificado Digital
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Restituição do quarto lote de será depositado no dia 31de agosto, próxima segunda-feira.

Liberada na segunda-feira (27/08/2020), a consulta para verificar se o seu nome está no 4º lote de restituição do Imposto de Renda de 2020. Que será depositado no dia 31 de agosto de 2020. No total, cerca de 4,5 milhões de contribuintes receberão de volta em suas contas cerca de R$ 5,7 bilhões.

Para saber se a sua declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC no site da Receita Federal. Consultando a página do e-CAC, acesse “Meu Imposto de Renda” e verifique se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesse caso, o contribuinte consegue verificar quais são as inconsistências e fazer a correção. Mediante a apresentação da declaração retificadora, que também pode ser feita com total segurança por meio do uso de um Certificado Digital.

A Receita Federal também disponibilizou um aplicativo para dispositivos móveis, que facilita a consulta das declarações do IRPF e do status do cadastro no CPF. Com esse app, é possível consultar diretamente na base de dados da Receita as informações sobre a liberação de restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Em suma, o pagamento ficará disponível no banco por um ano. Caso o contribuinte não efetue o resgate neste prazo, pode fazer um requerimento on-line, preenchendo o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente pelo Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Quem tem direito a receber

Dos R$ 5,7 bilhões, cerca de R$ 248 milhões são destinados aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 6,6 mil idosos com mais de 80 anos, 36 mil entre 60 e 79 anos, 4,3 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave. Além disso, 17,8 mil que possuem como a maior fonte de renda o magistério.

Foram contemplados ainda 4,4 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de julho de 2020.

Se o valor não for creditado, o contribuinte pode comparecer pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivamente telefone especial para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Certificado Digital facilita consulta

O contribuinte que tiver uma assinatura eletrônica com Certificado Digital economiza tempo e obtém maior facilidade para acessar e verificar seus dados no site da Receita Federal.

Entre outras vantagens, ele permite o preenchimento de dados diretamente no portal e-CAC, sem a necessidade de baixar um programa.

Por fim, para saber mais sobre a Certificação Digital, visite e-CPF.

 

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