Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Malha fina do IRPF: conheça os erros mais comuns em declarações

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
9.4

Se você anda preocupado com detalhes sobre o preenchimento de sua declaração do Imposto de Renda de 2017, a Receita Federal listou recentemente os principais motivos que fazem os contribuintes caírem na malha fina. Dentre os destaques estão as despesas médicas sem comprovação e as contribuições a empregados domésticos não realizadas.

Para se proteger do risco de errar ao prestar contas com o leão, preste bastante atenção antes de enviar suas informações para os servidores da Receita. Alguns erros frequentes apontados pelo órgão federal podem ser evitados de maneira muito simples.

Estes são os seis erros mais comuns nas declarações, segundo a Receita:

  1. Omissão de rendimentos do titular (em especial de uma segunda fonte, tais como honorários, alugueis e palestras).
  2. Omissão de rendimentos de dependente(s).
  3. Informação de valor de imposto de renda retido na fonte maior do que o que consta na declaração do empregador.
  4. Dependentes que não preenchem as condições (em especial por contarem de outra declaração ou terem apresentado declaração em seu nome).
  5. Despesas médicas não realizadas (de titular e dependentes, ou ainda de não dependentes) relativas a consultas, Planos de Saúde e Clínicas.
  6. Contribuições de empregados domésticos não realizadas (eSocial).

Até o último dia 27, foram entregues 5.978.202 declarações aos sistemas da Receita. De acordo com o auditor-fiscal Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, a expectativa é de que 28,3 milhões de contribuintes entreguem declarações até o dia 28 de abril, data-limite estabelecida para 2017.

IR com Certificado Digital

Declare seu imposto de renda de maneira mais simples e prática: basta usar um certificado digital, como o e-CPF da Serasa Experian. Com ele você tem acesso ao portal eCAC da Receita Federal e pode optar por baixar uma declaração pré-preenchida (para envio pelo programa IRPF 2017) ou ainda preencher e enviar online suas informações.

A Serasa Experian tem uma condição especial para quem está interessado em usar o e-CPF no envio de suas informações para a Receita Federal. Até 28 de abril, você compra o seu certificado digital com 10% de desconto. Aproveite!

COMPRAR E-CPF

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.