Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

MEIs: Quando o Certificado Digital pode ser exigido

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.9

Empreendedores podem utilizar certificados em situações de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e no pagamento do eSocial

Os microempreendedores individuais (MEIs) podem utilizar certificados digitais em algumas situações, como para a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e no pagamento do eSocial.

Embora não seja obrigatório para Micro Empreendedores Individuais (MEI), o Certificado Digital pode ser exigido em algumas situações específicas. Esses são os casos, por exemplo, de pessoas jurídicas que exigem a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe), de acordo com legislações estaduais e municipais. O MEI também terá de possuir um Certificado Digital no caso de pagamento de pró-labore, registro e remuneração de funcionários por meio do eSocial.

Independentemente da exigência, o uso do certificado pode ser uma vantagem para os pequenos empresários, na medida em que proporciona agilidade nas operações e mostra profissionalismo e controle das próprias contas. Segundo a Receita Federal, o País possui, atualmente, mais de 9,6 milhões de MEIs registradas.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.