Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Associação Nacional de Certificação completou 6 anos

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8

No último mês de setembro, a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) completou 6 anos. A entidade foi fundada em 2014 e tem como objetivo “destacar os benefícios do uso desta ferramenta com vistas a transparência e simplificação nas organizações, na desmaterialização e desburocratização de processos e, em especial, no combate a corrupção e prevenção ao crime organizado.”

Desde seu lançamento, a ANCD vem trabalhando em estreita parceria com o Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil). Fórum que promove a discussão e busca formular políticas públicas para o setor.

A Certificação Digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico. A tecnologia está vinculada à Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil). Os Certificados têm validade jurídica e conferem aos documentos eletrônicos autenticidade, integridade, sigilo e atributo de não repúdio.

A Serasa Experian é um dos associados da entidade, que desenvolve ações como, por exemplo, o lançamento de uma carta sobre transformação digital destinada aos candidatos nas eleições municipais deste ano.

Além disso, a associação também promove o uso da Certificação de maneira geral, facilitando o uso dos serviços digitais, promovendo o tema como tecnologia efetiva para a desmaterialização dos processos e atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos.

Como está a Certificação Digital atualmente? 

O número de Certificados Digitais ativos no País já supera os 9 milhões. Eles são utilizados nos mais variados segmentos: governamentais, judiciários, saúde, empresariais e pessoais, entre outros. Os dados são do ITI (Instituto de Tecnologia da Informação), autarquia do governo federal que tem como missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, que, por sua vez, viabiliza a emissão dos Certificados.

No dia a dia, muitas empresas e microempresários usam o certificado digital mesmo em casos em que ele não é obrigatório. Isso se deve às inúmeras vantagens que esse serviço oferece, como aumento da segurança contra fraudes e comprovação da autenticidade do signatário. Além disso, todas as transações de dados são criptografadas, o que permite o rastreio do caminho percorrido pelo documento, protegendo-o contra ataques de terceiros.

Outra grande vantagem de uso do certificado digital diz respeito à redução de gastos e à diminuição da burocracia no dia a dia de trabalho, uma vez que a adoção desse recurso elimina a necessidade de impressão de documentos, cortando também gastos com idas a cartórios para assinatura e reconhecimento de firma. Isso sem falar que também torna o processo de emissão de notas fiscais muito mais rápido.
Ainda não possui um Certificado Digital?

Acesse serasa.certificadodigital e saiba mais!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.