Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Certificados digitais têm recorde em 2020, com mais de 6 milhões de emissões, segundo dados da ANCD

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

Com crescimento de 10% em relação a 2019, ainda há espaço para ampliar uso da tecnologia

O ano de 2020 ficou marcado tanto pelos desafios inéditos que trouxe quanto pela transformação digital que ajudou a acelerar. A ampliação do uso de certificados digitais se insere nesse contexto. Foram mais de 6 milhões de certificados emitidos, o que representa não apenas um crescimento de 10% em relação a 2019 como também um recorde histórico.

“A pandemia, que trouxe grandes perdas no campo humano, nos obrigou a digitalizar de forma célere diversos serviços”, afirma Egon Schaden Júnior, diretor executivo da Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD.

Segundo ele, o avanço não deve parar por aí e ainda há espaço para a ampliação do uso da tecnologia. Em dezembro do ano passado, o crescimento desse mercado foi ainda maior — 15,4% em relação ao mesmo período de 2019. Foram emitidos 478.845 certificados em dezembro de 2020, em dezembro de 2019 foram 414.855.

Atualmente, de acordo com os dados da ANCD, existem 9,8 milhões de certificados ativos, sendo que 5,1 milhões são de pessoa jurídica, 4,6 milhões de pessoa física e 63 mil de equipamentos. A maioria dos certificados ativos (55,5%) tem formato A3.

Entenda o papel da ANCD

A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é a defesa dos interesses do setor da Certificação Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), tecnologia implantada no Brasil há quase vinte anos.

A entidade possui assento no Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (CG ICP-Brasil), fórum superior do setor, e juntamente com os demais integrantes da sociedade civil e governo federal, é responsável pela discussão e formulação das políticas públicas do setor.

A ANCD representa 55% do market share do setor de Certificação Digital e tem entre suas associadas e afiliadas empresas pioneiras no setor, como a Serasa Experian.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. Basta escolher entre os mais diversos tipos, como Software (A1) e Token ou cartão (A3), e também usos, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), e outros que oferecem serviços específicos para cada cidadão e profissional.

Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital.

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.