Imagem do artigo

Checklist: como fazer um bom fechamento contábil?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7

O fechamento contábil consiste na identificação de todas as movimentações e operações financeiras feitas em uma organização em um determinado tempo. Sendo que o principal objetivo dessa ação é garantir um controle financeiro mais satisfatório e garantir a saúde financeira da empresa.

Nesse sentido, é importante ressaltar que as informações e os dados alcançados são fundamentais para que o gestor consiga tomar decisões mais assertivas na instituição. Ao ter informações concretas, é possível determinar estratégias mais eficientes e gerenciar melhor as informações disponíveis e, assim, crescer de forma satisfatória na área de atuação.

Continue a leitura e saiba como fazer uma checklist eficiente para o seu fechamento contábil!

Qual a importância de realizar o fechamento contábil? 

Ao realizar o fechamento mensal de seu negócio, as informações não ficam acumuladas, é possível identificar rapidamente problemas financeiros, melhorar o planejamento estratégico, estabelecer novas ações para obter melhores resultados, compreender os resultados que cada setor alcançou no mês e ficar em dia com o fisco.

Como realizar uma boa checklist?

Para realizar uma checklist eficiente do fechamento contábil da empresa, são necessárias algumas ações para que os resultados alcançados contribuam no desenvolvimento do negócio e saiba que o Certificado Digital pode contribuir para que o processo aconteça satisfatória. Confira!

  • Reunir os documentos do mês 

Para conseguir realizar um bom fechamento financeiro, é necessário ter em mãos todas as movimentações fiscais. Pois, esses documentos estão relacionados com o trabalho de seu negócio e seus colaboradores, sendo eles assalariados ou não.

Saiba que esses documentos são importantes, já que entra na contabilidade de sua empresa. É necessário ter em mãos os guias de impostos, recibos de pagamentos, recibos e movimentações e contribuição sindical.

É válido mencionar que o com o Certificado Digital é possível juntar todos os documentos de forma digital, sem a necessidades deles em formato físico ocupando espaço no escritório, correndo o risco de perder ou estragar.

  • Ter em mãos toda movimentação fiscal 

As documentações relacionadas às movimentações fiscais são primordiais para um bom fechamento contábil no final do mês, uma vez que qualquer atraso ou pendência pode ocasionar diversos contratempos com o fisco.

Para evitar esse tipo de problema, é fundamental que o contador de sua empresa guarde todas as notas fiscais da organização, como entradas e saídas de prestação de serviços, comprovantes de pagamentos dos impostos e as notas fiscais concessionárias relacionadas ao pagamento dos serviços de telefonia e rede elétrica. Saiba que com o Certificado Digital o contador pode acessar rapidamente os portais do governo. Isso deixa o serviço do profissional mais otimizado e eficiente.

  • Elaborar as demonstrações financeiras 

É preciso ter em mãos informações claras a respeito da situação do patrimônio da organização e das alterações realizadas durante a atuação. Para isso é necessário saber o balanço patrimonial, resultado do exercício (DRE), fluxo de caixa e lucros e prejuízos acumulados.

Não se esqueça de que as demonstrações financeiras são fundamentais para realizar um eficiente fechamento contábil anual, já que é por meio delas que é possível tomar decisões mais assertivas a respeito de investimentos e outras atividades.

Dessa forma, ao analisar e gerenciar corretamente as demonstrações financeiras do negócio é possível conhecer a realidade econômica da empresa. Afinal, relatórios com informações erradas ou rasas podem afetar o desempenho da instituição.

  • Verificar a documentação financeira

Não é nada eficiente não verificar a documentação financeira da empresa, já que elas mostram a realidade das entradas e saídas da organização. É fundamental ficar atento a elas para conseguir realizar um controle de caixa satisfatório.

  • Contar com o auxílio da tecnologia 

As ferramentas tecnológicas são capazes de ajudar significativamente no processo de gestão de uma organização. Dessa forma, é ideal adquirir softwares de gestão para realizar um eficiente controle dos gastos, do estoque e dos documentos.

Além do mais, a tecnologia ajuda diminuir gastos com mão de obra de possíveis erros, a automatização de processos deixa o trabalho de gestão mais otimizado e ágil. Hoje em dia, é fundamental buscar por ferramentas que contribuem na realização de um trabalho mais eficiente, pois processos lentos são capazes de afetar todo o negócio.

  • Utilizar o fechamento para tomadas de decisões 

A tomada de decisão na empresa é essencial, pois ela determina o desenvolvimento do negócio. Para que a ação ocorra de forma eficiente, é recomendado utilizar o fechamento contábil. Uma vez que você saberá a respeito dos lucros e prejuízos. E, assim, poderá criar estratégias que potencializam os resultados do estabelecimento.

Quais erros devem ser evitados no fechamento contábil? 

Há diversos erros que precisam ser evitados no momento de fazer uma checklist do fechamento contábil da organização, a fim de conseguir um resultado mais preciso da realidade. Veja quais são!

  • Não fazer um controle de estoque 

Deixar de saber os produtos de estoque do negócio afeta o fechamento. Isso acontece porque o gestor pode realizar compras de itens desnecessários e, consequentemente, gastar verba sem necessidade.

Essa falha também pode ocasionar precificação errada, o que pode levar a diversos prejuízos. Então, o estoque não pode ser deixado de lado. É preciso muita atenção ao verificar os produtos disponíveis.

  • Não ter uma equipe capacitada 

Não ter um time preparado e capacitado é um grande desafio para obter bons resultados. As leis mudam com frequência e é essencial que eles estejam sempre engajados em sua função.

É preciso destacar que para realizar lançamentos e fechamentos contábeis de forma correta é preciso que os colaboradores tenham capacitação técnica, experiência e atenção. Por essa razão, é essencial buscar reter bons talentos.

  • Não gerenciar os lançamentos 

O intuito dos lançamentos contábeis não é apenas informar os resultados no final do mês, ele também precisa direcionar as tomadas de decisões. Dessa maneira, é essencial realizar uma gestão diária para conseguir compreender corretamente o caminho da instituição. Assim, é possível saber se é necessário eliminar possíveis despesas.

Logo, se o gestor não buscar acompanhar os resultados, os planos e ações podem não alcançar bons resultados. Dessa forma, é necessário ficar atento para que o desempenho da organização não caia.

Portanto, fazer uma checklist para obter um fechamento contábil eficiente é imprescindível. Quem deseja se destacar no mercado, deve ficar atento a esse ponto. Visto que ele contribui na situação financeira da organização e permite traçar estratégias eficientes de crescimento. Além de conseguir eliminar possíveis prejuízos.

Para isso, é fundamental contar com o Certificado Digital e um profissional, como um contador ou empresa de contabilidade online para conseguir ter todas as informações em dia e, assim, não ficar em atraso no fisco. Já que isso pode levar a maiores problemas.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.