Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como conseguir a CNH digital pela internet?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

Como conseguir a CNH digital pela internet?

Ter a CNH digital disponível no smartphone é uma facilidade para o dia a dia do condutor, que não precisa correr o risco de esquecer ou perder seus documentos físicos ao sair de casa.Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito é possível baixar o documento e ter acesso mesmo offline. Preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa fazer para conseguir a CNH digital.

Passo 1 para conseguir a CNH digital – Cadastro no gov.br

O cadastro na Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal – gov.br será necessário para realizar todas as etapas adiante na obtenção da CNH digital.

  • 1º passo – Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para iOS e Android, e clique em “entrar com gov.br”
  • 2º passo – Clique no botão “criar sua conta” e selecione uma das opções de cadastro, como por exemplo, número do CPF
  • 3º passo – Informe as perguntas dos dados cadastrais e valide-os confirmando algumas informações.
  • 4º passo – Para ativar sua conta, será enviado um código via SMS ou e-mail. Selecione a opção que preferir e clique em “avançar”.
  • 5º passo – Informe o código recebido e clique em avançar.
  • 6º passo – Cadastre a senha de acesso para concluir.

Passo 2 para conseguir a CNH digital – Validação do cadastro

A validação dos dados de cadastro pode ser feita de três formas: pelo celular, através do certificado digital e sem o certificado digital. A opção de validação pelo celular só é possível para CNH emitida após maio de 2017, pois ela precisa possuir um QR code impresso na parte interna.

Validação do cadastro pelo celular

  • 1º passo – No aplicativo Carteira Digital de Trânsito, clique em “entrar com gov.br” e acesse a área “Habilitação”;
  • 2º passo – Clique no botão “toque para baixar sua CNH” e escolha a opção de validação do cadastro pelo celular. Você vai precisar ter a sua CNH impressa em mãos;
  • 3º passo – Clique no botão “conceder” para dar ao aplicativo acesso à câmera do celular. Em seguida, aponte a câmera para o QR code da parte interna da sua CNH e clique em “vamos começar”;
  • 4º passo – Após a leitura do QR code, siga as instruções para realizar a biometria facial. Clique em “avançar”.
  • 5º passo – Aponte a câmera para você e faça o que é solicitado: “feche os olhos” e depois “sorria”. Isso é feito para comprovar que você é uma pessoa viva.
  • 6º passo – Feita a biometria facial, você deve fornecer o CEP do seu endereço informado ao Detran quando a CNH foi emitida (1º emissão ou a última renovação). Clique no botão “validar”.
  • 7º passo – Para concluir a validação, informe o seu telefone com o DDD e clique em “concluir”.
  • 8º passo – Para acessar a CNH digital, digite no campo “chave de acesso” a chave cadastrada no aplicativo, no momento do login.

Validação do cadastro através do certificado digital

  • 1º passo – acesse o Portal de Serviços do Denatran para começar sua validação com certificado digital.
  • 2º passo – no Portal de Serviços do Denatran, acesse a opção “entrar com gov.br” e clique na funcionalidade de login com o certificado digital.
  • 3º passo – Selecione o certificado que deseja e clique em “ok”. Seu nome de usuário aparecerá em destaque.
  • 4º passo – No menu do portal de serviços, clique em “meus dados” para inserir o número da CNH e o código de segurança. No campo “CNH” aparecerá a informação “número da CNH não cadastrado”. Para cadastrar, clique no botão “atualizar pendências”.
  • 5º passo – Insira a sua data de nascimento e o número de registro da CNH em seus respectivos campos. Em seguida, informe o número de segurança da CNH. Depois de atualizar as informações, clique no botão “alterar”.
  • 6º passo – Acesse a seção “carteira digital” no site e clique na funcionalidade “CNH Digital – Ativação”. Em seguida, clique em “ativar”.

Validação do cadastro sem o certificado digital

A validação do cadastro sem o certificado digital é feita toda presencialmente. Para isso, você deve se dirigir ao Detran mais próximo da sua região. Feita a validação, você poderá baixar a sua CNH digital.

Passo 3 para conseguir a CNH digital – Baixar a CNH

Para baixar a CNH digital, é necessário ter passado pelas etapas de validação do cadastro.

Baixar a CNH com o certificado digital

1º passo – Acesse o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e clique no botão entrar com o gov.br.

2º passo – Informe seu CPF e senha cadastrada. Ao entrar, selecione a opção “Habilitação” do menu.

3º passo – Clique no botão “Baixar sua CNH” e cadastre sua chave de acesso, que será usada para visualizar todos os seus documentos.

4º passo – O aplicativo dará a possibilidade de fazer o acesso pela leitura biométrica. Nesse caso, você deve seguir as instruções do dispositivo para cadastrar as digitais. Caso não queira, clique em “não”.

5º passo – Sua CNH e QR code estarão disponíveis para visualização. 

Baixar a CNH sem o certificado digital

1º passo – Acesse o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e clique no botão entrar com o gov.br.

2º passo – Informe seu CPF e senha cadastrada. Ao entrar, selecione a opção “Habilitação” do menu.

3º passo – Informe o número de registro da CNH e o código de segurança da CNH. Caso queira visualizá-los no aplicativo, clique no ícone “?” ao lado do campo de preenchimento.

4º passo – Clique no botão “Baixar sua CNH” e cadastre sua chave de acesso, que será usada para visualizar todos os seus documentos.

5º passo – O aplicativo dará a possibilidade de fazer o acesso pela leitura biométrica. Nesse caso, você deve seguir as instruções do dispositivo para cadastrar as digitais. Caso não queira, clique em “não”.

6º passo – Sua CNH e QR code estarão disponíveis para visualização. 

Conteúdos relacionados no site da Serasa Experian

e-CPF facilita o acesso à CNH digital

Apesar da preocupação em reduzir o uso do papel, 63% das empresas ainda não assinam documentos no ambiente eletrônico

Número de certificados digitais emitidos já passa de 9 milhões

Inserir link interno. Ao clicar, abre em nova aba: https://serasa.certificadodigital.com.br/blog/e-cpf-facilita-o-acesso-a-cnh-digital/

 

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.