Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Contabilidade: um leque de oportunidades para os profissionais

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
4

São muitas as opções para profissionais graduados em Ciências Contábeis que buscam espaço no mercado, ou ainda para quem procura oportunidades de mudança nos rumos de sua carreira. As chances na profissão estão distribuídas em pelo menos sete áreas, sendo possível atuar tanto no mercado interno quanto fora do país. Se você precisa de um novo desafio, confira as dicas que trazemos a seguir!

A chamada contabilidade tradicional abre a lista de oportunidades. Quem presta serviços contábeis para empresas ou tem interesse nesta área pode optar pela Contabilidade fiscal e societária. Em seu próprio escritório ou alocado dentro de um negócio, o contador cuidará do registro e da constituição das empresas, dos cálculos de impostos e folhas de pagamento, e do cumprimento das obrigações acessórias da empresa. É a forma mais generalista de atuação do profissional.

A Contabilidade pública exige foco do profissional voltado para a gestão, para a prestação das contas públicas para a sociedade. É uma atuação menos voltada para o lucro e mais focada na eficiência da gestão dos recursos públicos, como a redução da carga tributária para aumentar recursos para uma melhor prestação de serviços à população. Nesta área, os profissionais podem atuar como contadores, auditores, peritos ou analistas.

O profissional formado em Ciências Contábeis que tem registro no CFC (Conselho Federal de Contabilidade) pode escolher a Auditoria contábil. Ele deverá analisar registros contábeis e checar falhas de controle ou indícios de fraudes ou irregularidades. Há muitas oportunidades em sociedades empresariais com incertezas ou desconfianças quanto à precisão da gestão administrativa, patrimonial, fiscal, técnica, financeira, econômica, ética e social.

Na Perícia contábil, profissionais são recrutados para analisar, encontrar provas e emitir laudos que esclareçam controvérsias ou solucionem litígios. O trabalho exige registro no CFC e é muitas vezes confundido com o de auditoria. Enquanto o auditor é contratado pela empresa, peritos são convocados pela Justiça ou de forma extrajudicial (por escritórios de contabilidade).

Já o Analista relacionado à contabilidade pública é um profissional aprovado em concurso que presta serviços para órgãos públicos. Nesta categoria é possível se candidatar a cargos como Analista de Finanças e Controle ou também Analista Previdenciário. As funções não estão relacionadas ao nível ocupado por contadores dentro de empresas, mas a uma carreira em órgãos públicos que tem nos bons salários um de seus principais atrativos.

A Consultoria exige um profundo conhecimento técnico e atualização profissional constante. Consultores podem trabalhar com esta atividade em paralelo a outras funções, com o objetivo de apresentar soluções aos clientes –aqui, o profissional não executa tarefas, mas ensina os contratantes através de palestras ou treinamentos.

Se você tem perfil acadêmico, a alternativa é se especializar para transmitir conhecimento. O Professor de Ciências Contábeis explica como realizar as tarefas ligadas à contabilidade em cursos de graduação ou especialização. Para se tornar docente, o profissional deve estudar e se atualizar constantemente, sendo a pós-graduação um requisito mínimo –a maioria das entidades exige até doutorado de seus mestres.

Para quem tem interesse em atuar fora do país, o Conselho Federal de Contabilidade preparou material especial sobre os requisitos básicos para atuar como contador nos Estados Unidos. Baixe o arquivo .PDF neste link e aproveite!

Fonte: Portal Contábeis / Jornal Contábil

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.