Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Contribuintes na malha fina do IR 2020 já podem procurar Receita Federal para contestar decisão

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7

Procedimento de revisão de dados é feito pelo sistema e-CAC, mediante autenticação da identidade do usuário com o Certificado Digital

De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal em setembro do ano passado, mais de 910 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2020, ou seja, tiveram a declaração retida para análise de pendências. Isso pode ocorrer pela omissão de rendimentos de titulares e dependentes, deduções de despesas médicas, divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF, entre outros.

A boa notícia é que esses cidadãos já podem contestar a decisão da Receita Federal, e os passos para isso são bem simples. Basta que o contribuinte acesse o Portal e-CAC e preencha um formulário para abrir o pedido de revisão.

Então, com a defesa preparada e documentos para comprovação das alegações em mãos, deve abrir um Dossiê Digital de Atendimento (DDA) do tipo Impugnação de Notificação de Lançamento IRPF. Após ter suas alegações analisadas e o caso revisto, o contribuinte que sair da malha fina, se tiver direito, deve receber a restituição nos próximos lotes residuais.

Todo esse procedimento é feito integralmente pela internet, sem a necessidade de sair de casa. Isso só é possível graças à utilização de ferramentas modernas, como o Certificado Digital, que garantem toda a confiabilidade e segurança aos usuários que querem consultar pendências, obter informe de rendimentos e preencher ou contestar pendências na Declaração de Imposto de Renda.

O uso da Certificação Digital neste caso é essencial para que o procedimento seja feito da maneira mais segura possível, já que informações pessoais de extrema relevância serão disponibilizadas em uma plataforma online. Além disso, é com a Certificação Digital que a identidade do contribuinte é garantida.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. Há diversos tipos de assinatura digital, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), o e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador. Cada uma delas oferece serviços específicos para cada cidadão e profissional.

 

Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.