Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Decisões da ICP-Brasil fortalecem mercado de certificação digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.9

O Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira aprovou no último dia 19 de setembro a regulamentação das Instalações Técnicas Secundárias no âmbito da ICP-Brasil. A proposta foi acatada por unanimidade e é um importante avanço para a certificação digital no país.

Além desta proposta, os membros do Comitê Gestor aprovaram o encaminhamento da pauta sobre a assinatura digital dos termos de titularidade de certificados digitais para a Comissão Técnica Executiva – COTEC.

Gastão Ramos, diretor-presidente do ITI e secretário-executivo do CG, reforçou a importância de discussão dos temas ao trazê-los para análise na reunião do Comitê Gestor. “Queremos garantir a segurança da ICP-Brasil, não interromper o trabalho dos entes da Infraestrutura. O sistema é democrático, mas deve ser guiado pelas normas e regras e não apenas por modelos de negócios”.

Com as decisões tomadas neste encontro, Autoridades Certificadoras como a Serasa Experian – a maior do Brasil – poderão aproveitar a confiança do mercado para investir na expansão dos postos de atendimento e em novas tecnologias para atendimento a outros segmentos ainda não explorados (saúde, finanças e outros setores em desenvolvimento).

Durante o encontro, os representantes do ITI apresentaram detalhes técnicos e jurídicos das propostas em discussão, como a transformação dos atuais pontos de atendimento em Instalações Técnicas Secundárias devidamente auditadas e regularizadas pelo ITI, e a atualização dos procedimentos de validação externa de certificados digitais ICP-Brasil.

Segundo a regulamentação, os entes da ICP-Brasil têm até o dia 1º de fevereiro de 2018 para adequarem-se às novas regras. As medidas entrarão em vigor após publicação no Diário Oficial da União – DOU.

Fonte: ITI / CryptoId

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.