Imagem do artigo

Entrada do micro e pequeno empreendedor no e-commerce dobra em 4 anos

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Especialista atribui migração ao menor custo e ao baixo risco dos marketplaces virtuais

O baixo capital de investimento e a oportunidade de alcançar mais facilmente um maior número de clientes são fatores que fazem os micro e pequenos varejistas apostarem na Internet. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o número desses lojistas, responsáveis por 8% da receita do e-commerce em 2010, dobrou em quatro anos, representando 16% dos R$ 35,8 bilhões arrecadados em 2014.

Para Maurício Salvador, presidente da ABComm, a migração do empreendedor para o ambiente online tem sido facilitada pelo maior acesso à tecnologia e pelos custos mais acessíveis de mídia. Segundo ele, os marketplaces virtuais – sites que funcionam como vitrines para diversas lojas anunciarem seus produtos – têm sido a principal porta de entrada nos últimos dois anos.

“Até pouco tempo atrás, os microvarejistas contratavam uma plataforma e pagavam pelo desenvolvimento de um comércio virtual, que poderia ser integrado a um marketplace, trazendo o aumento das vendas. Hoje, esse movimento mudou: o custo fixo é menor e quase voltado integralmente à aquisição de clientes. Tornou-se, portanto, um negócio de baixo risco”, explica Salvador.

Apesar disso, o executivo ressalta que não basta abrir uma loja virtual e partir para as vendas. É necessário que o empreendedor invista em conhecimento para fazer seu negócio prosperar. “A capacitação do proprietário é fundamental para que a loja sobreviva”, diz. Para auxiliar nessa tarefa, a ABComm e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibilizam consultoria e até ferramentas gratuitas para auxiliar na gestão desses empreendimentos.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.