Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Função de cobrança do Pix por QR Code deve começar em março, segundo expectativa da Febraban

Avatar
Escrito por Certificação Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6

A entidade divulgou as próximas novidades tecnológicas que entrarão na agenda das instituições financeiras em 2021. Entre elas estão o Pix Cobrança, o Saque Pix e o Pix Garantido

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou os próximos passos da agenda evolutiva do Pix para 2021. Ela será focada nas transações P2B (entre pessoas e empresas). Assim, em março, começará a funcionar o Pix Cobrança, que permitirá que lojistas, varejistas e prestadores de serviços criem QR Codes impressos para receberem pagamentos.

Com a nova funcionalidade, será permitido fazer cobranças com vencimentos em datas futuras, e será possível incluir o cálculo de juros, multas e descontos em pagamentos.

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que entrou em vigou no dia 16 de novembro de 2020. Permite que pessoas físicas ou jurídicas enviem e recebam dinheiro em menos de dez segundos, durante 24 horas por dia e sete dias por semana.

Para o segundo trimestre do ano, está prevista a implementação do Saque Pix, que possibilitará ao usuário fazer uma transferência pelo sistema de pagamento instantâneo para um comércio e sacar o dinheiro em espécie em estabelecimentos cadastrados.

Com o objetivo de reduzir a necessidade de uso de dinheiro em espécie para fazer transações comerciais, será lançado o Pix Garantido, que permitirá que o usuário faça transações como se fossem compras parceladas.

O QR Code, sigla em inglês para Quick Response, ou resposta rápida, é composto por códigos 2D, que são capazes de armazenar grandes volumes de dados. É possível ler as informações contidas neles por meio das câmeras de smartphones simples, ou aplicativos específicos para isso.

Do ponto de vista de negócios, o código QR é um atalho, pois permite que o consumidor seja encaminhado de forma instantânea para uma página ou serviço, sem etapas, sem necessidade de pesquisar num mecanismo de busca. Isso também impede o usuário de ser enganado e ir para o site errado.

Dessa forma, o risco de desistência da compra, download ou acesso às informações é minimizado, facilitando a passagem pelo funil de experiência do usuário.

Além de ser simples de usar (basta apontar a câmera do celular), o QR Code também evita problemas de fraudes nas compras, verificando informações de notas fiscais, manuais e obtendo mais detalhes em embalagens e cupons.

Com a aceleração da digitalização das transações, a segurança exige cada vez mais investimentos significativos das instituições financeiras. Os bancos investem anualmente, no Brasil, cerca de R$ 2 bilhões em sistemas de tecnologia da informação (TI) voltados para segurança — valor que corresponde a cerca de 10% dos gastos totais do setor com TI.

Nesse sentido, a Febraban estreita cada vez mais a relação com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), para explorar o uso de Certificado Digitais e minimizar fraudes. O ITI é o responsável pela gestão e políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que viabiliza a emissão destes Certificados Digitais.

A Serasa Experian Certificação Digital é uma das principais Autoridades Certificadoras credenciada pelo ICP-Brasil e presta uma ampla gama de serviços à empresas, oferecendo todo o suporte para ajudar tanto Pessoas Físicas (e-CPF) quanto Jurídicas (e-CNPJ) com a utilização da assinatura eletrônica. Para obter mais informações, acesse o site Serasa Experian Certificado Digital.

 

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.