Imagem do artigo

Função de cobrança do Pix por QR Code deve começar em março, segundo expectativa da Febraban

Avatar
Escrito por Certificação Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

A entidade divulgou as próximas novidades tecnológicas que entrarão na agenda das instituições financeiras em 2021. Entre elas estão o Pix Cobrança, o Saque Pix e o Pix Garantido

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou os próximos passos da agenda evolutiva do Pix para 2021. Ela será focada nas transações P2B (entre pessoas e empresas). Assim, em março, começará a funcionar o Pix Cobrança, que permitirá que lojistas, varejistas e prestadores de serviços criem QR Codes impressos para receberem pagamentos.

Com a nova funcionalidade, será permitido fazer cobranças com vencimentos em datas futuras, e será possível incluir o cálculo de juros, multas e descontos em pagamentos.

O Pix é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, que entrou em vigou no dia 16 de novembro de 2020. Permite que pessoas físicas ou jurídicas enviem e recebam dinheiro em menos de dez segundos, durante 24 horas por dia e sete dias por semana.

Para o segundo trimestre do ano, está prevista a implementação do Saque Pix, que possibilitará ao usuário fazer uma transferência pelo sistema de pagamento instantâneo para um comércio e sacar o dinheiro em espécie em estabelecimentos cadastrados.

Com o objetivo de reduzir a necessidade de uso de dinheiro em espécie para fazer transações comerciais, será lançado o Pix Garantido, que permitirá que o usuário faça transações como se fossem compras parceladas.

O QR Code, sigla em inglês para Quick Response, ou resposta rápida, é composto por códigos 2D, que são capazes de armazenar grandes volumes de dados. É possível ler as informações contidas neles por meio das câmeras de smartphones simples, ou aplicativos específicos para isso.

Do ponto de vista de negócios, o código QR é um atalho, pois permite que o consumidor seja encaminhado de forma instantânea para uma página ou serviço, sem etapas, sem necessidade de pesquisar num mecanismo de busca. Isso também impede o usuário de ser enganado e ir para o site errado.

Dessa forma, o risco de desistência da compra, download ou acesso às informações é minimizado, facilitando a passagem pelo funil de experiência do usuário.

Além de ser simples de usar (basta apontar a câmera do celular), o QR Code também evita problemas de fraudes nas compras, verificando informações de notas fiscais, manuais e obtendo mais detalhes em embalagens e cupons.

Com a aceleração da digitalização das transações, a segurança exige cada vez mais investimentos significativos das instituições financeiras. Os bancos investem anualmente, no Brasil, cerca de R$ 2 bilhões em sistemas de tecnologia da informação (TI) voltados para segurança — valor que corresponde a cerca de 10% dos gastos totais do setor com TI.

Nesse sentido, a Febraban estreita cada vez mais a relação com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), para explorar o uso de Certificado Digitais e minimizar fraudes. O ITI é o responsável pela gestão e políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que viabiliza a emissão destes Certificados Digitais.

A Serasa Experian Certificação Digital é uma das principais Autoridades Certificadoras credenciada pelo ICP-Brasil e presta uma ampla gama de serviços à empresas, oferecendo todo o suporte para ajudar tanto Pessoas Físicas (e-CPF) quanto Jurídicas (e-CNPJ) com a utilização da assinatura eletrônica. Para obter mais informações, acesse o site Serasa Experian Certificado Digital.

 

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.