Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Mais de 2,3 milhões de cidadãos do Estado de São Paulo fizeram download da CNH digital em 2020

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Para habilitar o serviço, é necessário cadastro prévio no site Gov.br, e Certificado Digital é indicado para garantir a segurança dos dados e informações pessoais do usuário

A CNH Digital, versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, está disponível aos cidadãos paulistas desde 2018 pelo Detran SP. No entanto, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), foi em 2020 que a procura pelo serviço aumentou de forma exponencial. Dos 3.424.474 de pessoas no Estado de São Paulo que hoje fazem uso da CNH digital, 2.380.684 fizeram o download do documento no ano passado, o que representa um aumento de 70% no período de um ano.

Além do isolamento social e da impossibilidade de comparecer fisicamente aos locais de emissão do documento, o crescimento da procura pelo serviço se explica pela praticidade oferecida, que permite economizar tempo e dinheiro. Em apenas alguns toques o usuário tem acesso a um documento com o mesmo valor jurídico do impresso, sem precisar comparecer a uma unidade de atendimento do Detran SP ou do Poupatempo. O motorista pode gerar a primeira CNH ou renovar a habilitação vencida ou a vencer em 30 dias.

Para ter acesso ao serviço, é muito simples. Basta instalar o aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) no celular e fazer o login no Portal Gov.br. O uso do Certificado Digital do tipo e-CPF nessa etapa é essencial para garantir total confiabilidade no processo. A partir daí é só baixar a documentação.

Outra opção é acessar a CNH digital por meio de um QR Code presente no documento físico, desde que ela tenha sido emitida após a implementação da nova tecnologia digital. Caso contrário, uma segunda via do documento deve ser solicitada pelo site ou aplicativo do Poupatempo, com o pagamento de uma taxa que equivale à da renovação.

Escolher a autenticação via Certificação Digital é uma forma de prezar pela segurança não apenas no procedimento como também nas informações e dados pessoais que são disponibilizados nas plataformas. Além disso, há diversas outras funcionalidades para a ferramenta.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. Basta escolher entre os mais diversos tipos, como Software (A1) e Token ou cartão (A3), e também usos, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), e outros que oferecem serviços específicos para cada cidadão e profissional.

Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital.

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.