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PIS de funcionários pode ser cadastrado de forma remota com o uso do Certificado Digital; saiba como

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Escrito por Certificado Digital
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Solicitação é feita acessando o site Conectividade Social da Caixa Econômica Federal

Quando um funcionário ingressa em seu primeiro emprego em uma empresa privada, o empregador deve cadastrá-lo no PIS, abreviatura de “Programa de Integração Social”. O PIS é um número que serve como uma espécie de identificação do trabalhador para a Previdência Social e o Ministério do Trabalho e Emprego.
O PIS é um direito do funcionário e uma obrigação do empregador. É essencial para que os profissionais do setor privado tenham acesso a uma série de benefícios e direitos, como seguro-desemprego, abonos e recolhimento do FGTS. Apesar disso, muitos ainda desconhecem o procedimento de cadastro do PIS.

Felizmente, com o uso do Certificado Digital padrão ICP-Brasil, esse não é um procedimento trabalhoso. Basta acessar o site Conectividade Social da Caixa Econômica Federal e selecionar o Certificado Digital da empresa pela qual o trabalhador será registrado. É necessário fornecer informações básicas do funcionário: número do CPF e do RG, o nome dos pais e os dados da Carteira de Trabalho.

No caso de mais de um funcionário a ser inscrito no programa, há a opção de cadastramento em lote, ainda mais fácil. O empregador terá que gerar um arquivo no layout padrão da Caixa, e preencher com as informações dos funcionários segundo as instruções contidas no documento. Uma vez pronto, o arquivo deve ser enviado também pelo site Conectividade Social, usando novamente o Certificado Digital padrão ICP-Brasil.

É o Certificado que garante a confiabilidade do processo, certificando a identidade da empresa que fará a inscrição. Graças a esse mecanismo de autenticação, todo o procedimento pode ser feito sem precisar se deslocar até uma agência da Caixa e esperar o atendimento.

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