Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Por que as empresas estão expandindo o uso do certificado digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6.5

Ferramenta se tornou importante aliada na gestão e vem sendo usada em diversos departamentos das corporações

O Certificado Digital já é usado por empresas que representam mais de 70% do total do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Ou seja, a tecnologia já está presente em quase três terços da economia. O dado é de uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD) relativa a 2015 e a tendência é de que o número cresça ainda mais.

O levantamento também aponta que embora os motivos da adesão ainda sejam as obrigatoriedades, como o Conectividade Social, a GFIP, o eSocial, a Rais, o comportamento das empresas em relação ao uso do Certificado vem mudando.

Atualmente, a tecnologia não é usada somente para enviar as informações ao governo. O Certificado Digital se tornou uma ferramenta de gestão e, por isso, vem sendo usado em diversos departamentos das corporações para assinar contratos com fornecedores, clientes e sócios, por exemplo.

Faz todo sentido, uma vez que cada uso do Certificado gera uma assinatura digital que tem valor jurídico, garantido pela legislação brasileira, semelhante ao da assinatura manuscrita. Ou seja, ao usar a tecnologia a empresa não precisa imprimir o contrato, assinar manualmente e autenticar a assinatura para só então enviá-lo fisicamente à outra parte interessada.

Como explica a ANCD, pelo meio eletrônico, o contrato é redigido, assinado em um portal de assinaturas por meio do Certificado e já pode ser enviado digitalmente à outra parte. A tecnologia, além de extremamente segura, é muito mais prática e ainda economiza tempo e papel.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.