Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como escolho o Certificado Digital mais adequado?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
9.7

Na hora de comprar um Certificado Digital para validação eletrônica, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual opção atenderá melhor suas necessidades. Para ajudar a solucionar estas questões, vamos te explicar quais são os principais modelos indicados para situações e serviços específicos.

Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que a certificação deve ter o padrão ICP-Brasil, uma estrutura hierárquica e de confiança para a emissão de certificados digitais. Este é o “selo de garantia” de sua segurança na validação dos dados.

A próxima etapa é conhecer cada certificado e descobrir para que ele serve. Os três principais Certificados Digitais Serasa Experian são os seguintes:

e-CPF: é uma identidade digital, a versão eletrônica do CPF físico. Com ele, pessoas físicas estão certificadas para fazer operações pela internet com segurança e validade jurídica. Seus principais usos são o acesso ao portal de serviços eCAC (Receita Federal), assinatura digital de contratos e acesso a leilões eletrônicos.

Este é o certificado usado para declarar o Imposto de Renda. Ao utilizá-lo, a declaração já vem pré-preenchida: é muito mais facilidade! 

e-CNPJ: certificação obrigatória emitida para representantes legais de empresas. Seu principal uso é ligado ao envio de informações para órgãos governamentais, tais como o demonstrativo de pagamentos e despesas para o Imposto de Renda (DIRF). O e-CNPJ é usado para a emissão e o pagamento de tributos, para assinar escriturações contábeis e fiscais (SPED), além de gerar procurações e validar assinaturas de contratos. 

NF-e: é a solução para gestão de notas fiscais para todas as necessidades de uma empresa. O certificado digital emite e armazena as notas fiscais eletrônicas, a empresa minimiza possíveis erros de escrituração, e gerencia a emissão do DANFE e do CT-e (caso trabalhe com transporte de cargas). 

Se você ainda ficou em dúvida sobre qual certificado comprar, utilize o nosso assistente de compra. Faça sua pesquisa através dos filtros localizados à esquerda; basta selecioná-los de acordo com as funcionalidades que você precisar e iremos exibir o certificado ideal para sua necessidade.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.