Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como vender no Marketplace? 4 passos para começar a lucrar!

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

O marketplace é responsável por 20% do que é vendido online no Brasil. A cada 5 produtos, um é vendido por meio desse canal. Esse número sobe para 33% nos Estados Unidos e, na China, representa 90% segundo estimativas do Mercado Livre.

Só que os empreendedores digitais que querem apostar nesse modelo de negócio precisam cumprir três requisitos obrigatórios: emitir Nota Fiscal Eletrônica, comprovar com documentos a regularidade da empresa e seguir regras de publicação dos produtos. O processo de como vender no marketplace pode ser confuso por esses motivos. Preparamos este conteúdo para te ajudar nisso. Confira as informações!

Como vender no marketplace? Veja o passo a passo

O marketplace oferece dentro de uma única estrutura diversos vendedores diferentes, com variedade de produtos. Ou seja, um único lugar onde o consumidor pode comprar de múltiplas lojas e marcas. O shopping virtual, como ficou conhecido, ganhou muita força entre os empreendedores e os investidores no último ano.

Para as pequenas e médias empresas, tornou-se uma alternativa lucrativa ao e-commerce tradicional, afinal, oferece domínio próprio e alguns serviços como plataforma, meios de pagamento e divulgação. Esse suporte oferecido traz um custo de comissão sobre as vendas. Normalmente, pode variar de 10% a 25%, lembrando que a porcentagem da comissão também modifica conforme a categoria dos produtos.

O processo de vender na internet, principalmente nessas plataformas, pode ser confuso, por isso, preparamos um passo a passo fundamental para te ajudar nisso. Continue conosco e confira:

1. Escolha o marketplace que melhor atende às suas necessidades

Cada plataforma tem sua própria audiência, regulamentos e características distintas. Primeiramente, identifique o público-alvo de seu produto e pesquise quais marketplaces atraem essa demografia.

Avalie a visibilidade oferecida por cada marketplace, pois alguns têm recursos de destaque e publicidade que podem impulsionar suas vendas. A integração logística e a facilidade de uso das interfaces também devem ser levadas em conta, facilitando a gestão de estoque e pedidos.

Além disso, considere a reputação do marketplace, suas políticas de suporte ao cliente e a facilidade de construir uma marca própria. Ao entender as nuances de cada plataforma, você poderá tomar decisões informadas, maximizando seu alcance e potencial de vendas.

2. Mantenha sua documentação organizada

Outra dúvida daqueles que estão buscando como vender no marketplace é a organização dos documentos. Esse é um processo essencial para diversas atividades do negócio, incluindo a comercialização em uma plataforma de vendas. Nessa etapa, busque manter sua documentação organizada para garantir a eficiência e a transparência das operações comerciais.

Para isso, comece criando pastas digitais ou físicas que diferenciam os tipos de documentos, como contratos, recibos, faturas e registros fiscais. Rotule esses locais de forma clara, incluindo datas para fácil referência.

Digitalize documentos contábeis importantes para facilitar o acesso e a recuperação rápida, reduzindo a dependência de papel. Utilize serviços de armazenamento em nuvem, como Google Drive ou Dropbox, para garantir a segurança e a acessibilidade de documentos importantes de qualquer lugar.

Ao manter sua documentação organizada, você não apenas simplifica as operações diárias, mas também fortalece a conformidade regulatória, reduzindo riscos e permitindo uma tomada de decisões mais informada.

3. Cadastre seus produtos com todas informações

Produtos bem descritos e com todas as informações que os clientes buscam fazem com que eles estabeleçam confiança na sua empresa, aumentando as chances de conversão no marketplace. Ao cadastrar seus itens, faça uma descrição clara e envolvente, destacando os benefícios e as características que fazem aquele produto se destacar dos demais.

Incorpore imagens de alta qualidade que destaquem diferentes ângulos e detalhes do produto. Fotos nítidas aumentam a confiança do cliente e proporcionam uma experiência de compra mais informada.

Por último, especifique as dimensões, peso e outras características técnicas. Isso auxilia os clientes a avaliar a adequação do produto às suas necessidades. Certifique-se de que todos os dados estão corretos, incluindo preço, descontos, políticas de envio e de devolução. Assim, você consegue evitar surpresas desagradáveis e embates com os consumidores.

4. Organize o processo de logística

O último passo para quem deseja entender como vender no marketplace é organizar o processo de logística dos produtos para garantir uma cadeia de suprimentos eficiente e a satisfação dos seus clientes. Para isso, mapeie todas as etapas, desde o recebimento do pedido até a entrega final.

Automatize processos sempre que possível, utilizando software de logística para rastrear pedidos, gerenciar inventário e otimizar rotas de transporte.

Além disso, estabeleça parcerias estratégicas com fornecedores e empresas de transporte confiáveis. Assim, você conseguirá fazer acordos que atendam às expectativas dos clientes em termos de prazos e custos. Com isso, você também estará pronto para realizar uma gestão de crise eficaz no caso de problemas.

Posso vender no marketplace sem ter um e-commerce?

Sim, é possível vender em um marketplace sem ter um e-commerce próprio. Muitos marketplaces oferecem a oportunidade para vendedores cadastrarem e comercializarem produtos diretamente em suas plataformas, eliminando a necessidade de possuir um site ou loja virtual própria. Esse modelo é conhecido como venda direta no marketplace.

Ao optar por essa abordagem, você se beneficia da infraestrutura e da audiência já estabelecidas desses marketplaces, alcançando potenciais clientes sem ter que construir e gerenciar sua própria plataforma de e-commerce. No entanto, é importante observar que, ao vender diretamente em marketplaces, você está sujeito às políticas e às taxas dessas plataformas.

Quais são as vantagens de vender em um marketplace?

Vender em um marketplace oferece diversas vantagens para os comerciantes. Por exemplo, conforme comentado anteriormente, essas plataformas costumam ter uma base de usuários estabelecida, proporcionando um amplo alcance para os seus produtos sem a necessidade de construir uma audiência do zero. Confira outros benefícios:

  • Se associar a um marketplace conhecido pode aumentar a confiança dos consumidores na sua marca;
  • A plataforma já possui uma infraestrutura completa e estabelecida, muitas vezes, com recursos logísticos e de processamento de pagamentos;
  • Os marketplaces costumam aumentar a visibilidade dos seus produtos em motores de busca, como o Google;
  • O investimento inicial é relativamente mais baixo do que abrir um e-commerce do zero;
  • Os processos operacionais, de pagamento, segurança e logística costumam ser tratados pelo marketplace, facilitando a gestão do comerciante.

Aproveite e confira também nosso material sobre como fazer aquisição de clientes para garantir o sucesso das suas vendas!

Confira 3 medidas fundamentais para vender no marketplace!

Os comerciantes precisam cumprir diversas burocracias para exercer atividades comerciais no Brasil. Para facilitar, nossos especialistas revelam as medidas necessárias para agilizar a criação e as vendas online. Confira:

1. Entrega de documentos

A documentação pode variar, mas, para ganhar tempo, sugerimos que providencie digitalização dos seguintes documentos:

  • CNPJ;
  • Comprovante de Inscrição Estadual;
  • Consulta Pública ao Cadastro do Estado (SINTEGRA — ICMS);
  • Certidão Negativa de Débitos Tributários — Tributos Federais e Dívida Ativa da União;
  • Contrato/Estatuto Social atualizado (constituição e última alteração);
  • Certidão simplificada do Sinrem (obtida na Junta Comercial do estado sede).

2. Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

A Nota Fiscal Eletrônica é um certificado digital, com validade jurídica, para a emissão e armazenamento de notas fiscais online. Esse certificado é emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), por meio de uma Autoridade Certificadora. A loja também deve estar credenciada na Secretaria da Fazenda.

Um ótimo exemplo de certificado digital a ser usado é o NF-e da Serasa Experian. Com essa solução, você consegue emitir notas fiscais eletrônicas com muito mais facilidade. Essa ferramenta reconhece sua organização perante a órgãos públicos, como a SEFAZ, além de facilitar rotinas contábeis e eliminar o excesso de papelada do seu negócio. Contrate agora mesmo e garanta mais praticidade para o seu comércio!

3. Regras de publicação dos produtos

Os marketplaces possuem padrões de publicações para oferecer ao consumidor a melhor experiência de compra. A maioria das empresas exige:

  • Título — até 60 caracteres;
  • Descrição — obrigatória e pode ter até 4.000 caracteres;
  • Imagens dos produtos — devem ter pelo menos 400 × 400 pixels e fundo branco;
  • Zoom — as imagens devem ter resolução maior do que 800 pixels.

Falando em documentos, você sabe como fazer a autenticação de documentos online? Veja com a Serasa Experian!

Cumprindo essas exigências, temos certeza de que você conseguirá vender no marketplace e ter ótimos resultados com as suas atividades comerciais. Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você! Aqui na Serasa Experian, você encontra muitos outros materiais como este. Continue nos acompanhando!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.