Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Sefaz Maranhão libera download do emissor gratuito de NFe

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
9

Iniciativa atendeu às solicitações de milhares de empresas que ficaram com poucas alternativas de emissores de Nota Fiscal Eletrônica

O Fisco Paulista anunciou que a Sefaz-SP, responsável pelo desenvolvimento e atualização do Emissor Gratuito de NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico), interromperia a manutenção do programa, representando o fim de uma opção oficial gratuita para emitir estes documentos. A boa notícia é que o emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica da Sefaz não terá mais seu fim em 2017. O órgão de Maranhão assumiu as responsabilidades e disponibilizou o software para download.

A razão da Sefaz-SP pelo fim do programa é que grande parte dos contribuintes havia deixado de utilizar o emissor gratuito e optado por soluções próprias ou personalizadas. Com isso, o órgão entendeu que não teria mais por que seguir atualizando o software.

O órgão maranhense, através de seu Corpo Técnico de Tecnologia da Informação (COTEC), informou recentemente que passou a cuidar do programa e atualizá-lo a cada nova Nota Técnica da NF-e emitida pelo ENCAT, grupo responsável por decisões do documento fiscal. O software continuará podendo ser usado em todos os estados do país, como já permitia a versão paulista.

O usuário pode fazer download do aplicativo de teste para validação dos diversos comandos e menus do programa atualizado pelo Estado do Maranhão (confira aqui). A Sefaz também disponibilizou um manual que orienta os contribuintes a adicionarem o Emissor NF-e e CT-e na lista de Exceções de Sites. Essas orientações são necessárias para que o aplicativo seja executado no computador (veja aqui).

 

Leia também:

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.