Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

UX no espaço físico permite fidelização e potencializa ideias

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Inovação sensorial e análise de sugestões dos clientes são bases do conceito que se expande no Brasil


O conceito de experiência do usuário é um dos mais importantes para atrair e fidelizar consumidores. Difundidas nos Estados Unidos e na Europa, as ações de UX (do inglês User Experience) tornaram-se essenciais no Brasil, mas o país ainda carece de investimentos em pesquisas sobre o tema.

“As empresas brasileiras conhecem seus problemas, mas a maioria não sabe como resolvê-los nem que há profissionais especializados para isso. É necessário educá-las nesse sentido”, afirma Luis Felipe Fernandes, fundador e professor da UX Academy e UX Designer na agência de publicidade AlmapBBDO.

Segundo Ricardo Fleck, UX Designer na FatDUX, a área potencializa ideias, produtos e processos. “UX auxilia na reformulação de estratégias e a definir como será a interação e o posicionamento da marca, além de ser responsável por fixar uma boa e duradoura impressão”, diz Ricardo.

Espaços que entregam experiências relacionadas à marca são bons exemplos, como o Absolut Inn, da Absolut, que funciona como um bar próprio, a Branding Experience Store, da Nike, e a loja de sorvetes Magnum na Rua Oscar Freire, em São Paulo. “Se o ambiente virtual aguça a visão e a audição, o espaço físico estimula com infinitas possibilidades sensitivas”, ressalta Luis Felipe.

Segundo Ricardo, embora 100% determinadas pelas necessidades dos usuários, as ações de UX não seguem necessariamente suas opiniões diretas. “Com filtragem de sugestões formam-se documentos técnicos utilizados na discussão dos problemas”, comenta.

“A pesquisa com clientes deve se aprofundar no comportamento, pois somente ao entender suas necessidades é que surgem soluções simples e inovadoras”, finaliza Luis Felipe.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.