Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Meu certificado digital está funcionando? Como posso testar?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
4.5

Com a difusão do uso da certificação digital no Brasil, cada vez mais as transações pela internet e serviços como os disponibilizados pelo governo dependem de validação eletrônica. Ao comprar o seu certificado, o primeiro passo é a instalação em seu computador. Mas como saber se o funcionamento do certificado está correto?

A resposta desta pergunta é muito simples: basta fazer o Teste Rápido do Certificado Digital que preparamos para você. É possível testar qualquer modelo de certificado digital (em arquivos instalados em computadores, tokens ou cartões).

Ao realizar um Teste Rápido de seu certificado digital, o usuário terá várias informações que confirmam a identidade e a validade de sua certificação. Após a realização do teste, dados como o nome do titular, o tipo de certificado testado, a validade e a Autoridade Certificadora que fez a emissão serão exibidos na tela.

Para dar início ao teste, basta entrar na página com o certificado A3 em cartão conectado ao computador – por meio de uma leitora ou de uma máquina que tenha leitora de smart card integrada, ou em caso de token, plugar na entrada USB e clicar no botão TESTAR CERTIFICADO. O ambiente de teste solicitará o PIN de acesso como validação para informar os resultados.

Certificados do tipo A1, que não possuem mídia e estão instalados direto no computador do usuário, também podem ser testados: neste caso, basta acessar a página e clicar no botão TESTAR CERTIFICADO para testar.

É importante que você saiba que o ambiente de testes não valida apenas certificados emitidos pela Serasa Experian. Se a sua certificação tiver sido emitida por outra empresa que trabalha como Autoridade Certificadora, você também pode validar as informações em nossa página. As informações completas estarão disponíveis no resultado de seu teste.

Na tela de resultados o usuário tem a opção de imprimir o resultado de sua consulta. Há também um link para download do Assistente do Certificado Digital, que serve, entre outras possibilidades, para o teste de diversos certificados de uma só vez.

Certificados digitais como o e-CPF, o e-CNPJ e o NF-e da Serasa Experian protegem as transações eletrônicas dos usuários e permitem que pessoas e empresas se identifiquem e transmitam documentações de qualquer lugar do mundo, com segurança e agilidade.

Teste agora

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.