Levantamento da ABComm indica crescimento de 18% nas vendas em relação à 2014
Data cada vez mais consolidada no calendário do varejo online no Brasil, a Black Friday deve bater mais um recorde de faturamento na edição de 2015. A expectativa é que as vendas movimentem cerca de R$ 1,31 bilhão no dia 27 de novembro, de acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Mesmo com a crise econômica no país, o crescimento será de 18% em relação ao ano passado, impulsionado pelas vendas nas categorias de eletrônicos, informática, moda e eletrodomésticos. As pequenas e médias lojas virtuais devem corresponder a 25% do total do faturamento e o m-commerce (compras por dispositivos móveis) vai chegar a 19%.
“A Black Friday segue a tendência do e-commerce brasileiro e mantém um ritmo de crescimento interessante para os empresários virtuais. Praticamente todos os lojistas devem se preparar para aproveitar esta data”, comenta Maurício Salvador, presidente da ABComm.
A ocasião também deve antecipar parte das vendas de Natal no e-commerce. O levantamento da entidade mostra que a Black Friday deve ser responsável por 36% do faturamento do Natal deste ano – o consumidor deve aproveitar os descontos mais vantajosos para já fazer essas compras.