Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Novos projetos usam Certificação Digital para facilitar a vida do cidadão

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

A Certificação Digital facilita a vida do cidadão

Estão em andamento, nos estados de Espírito Santo e São Paulo, novos projetos que utilizarão a Certificação Digital para aproximar ainda mais os serviços públicos dos cidadãos: o “Cartão Cidadão” e o “Cartão São Paulo”.

O “Cartão Cidadão”, do Espírito Santo, já deve estar disponível no segundo semestre deste ano. Segundo informa a Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo), órgão que toca o projeto em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, “a intenção é que esse recurso seja a chave de acesso a todos os serviços prestados pelo estado. Isso será possível com a criação do Portal Cidadão, onde os capixabas poderão fazer diversas atividades, como emissão de documentos, marcação de consultas médicas e matrícula escolar”. O acesso ao Portal contará com toda a segurança da Certificação Digital para impedir fraudes.

O projeto paulista “Cartão São Paulo” segue as mesmas diretrizes. A licitação já está sendo elaborada e um projeto piloto, envolvendo a entrega de medicamentos, foi realizado com sucesso. A ideia é levar os serviços ao cidadão sem que ele precise sair de casa. “Nós estruturamos nossa Parceria Público-Privada com foco no cidadão. Conhecemos todos os benefícios da desmaterialização do papel por meio do uso da Certificação Digital na gestão do governo”, afirma Alexandre Araújo, diretor de gestão de negócios da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, órgão responsável pelo projeto.

As duas iniciativas são semelhantes ao RIC (Registro de Identidade Civil), que está sendo criado pelo Governo Federal e se encontra em fase de replanejamento. Nos projetos estaduais, existe a expectativa de que a estratégia de adotar o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para o desenvolvimento da tecnologia traga mais agilidade ao processo.

Para o diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Lemos, órgão que regula a Certificação Digital no Brasil e apoia tecnicamente os projetos, essas ações ajudam na massificação do uso do Certificado Digital: “os projetos trazem a aplicação social da Certificação Digital, deixando-a mais próxima do cidadão. Quanto mais disseminado for o uso da certificação, mais a população terá acesso ao Certificado Digital e seus benefícios”.

Garanta o seu Certificado Digital. É rápido, é fácil e é seguro!

COMPRAR E-CPF

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.