Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Número de Certificados Digitais emitidos já passa de 9 milhões

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8.3

O número de Certificados Digitais ativos no País já supera os 9 milhões. Os dados são do ITI (Instituto de Tecnologia da Informação), autarquia do governo federal que tem como missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, que, por sua vez, viabiliza a emissão dos Certificados.

Segundo os dados fornecidos pela instituição, até meados de junho, o número de certificados emitidos chegou a 2,5 milhões. A expectativa é de que sejam emitidos, no ano, 6,3 milhões de Certificados Digitais.

Ainda segundo dados do ITI, do total de Certificados ativos, 54% são destinados a Pessoas Jurídicas (e-CNPJ). Os outros 46% são e-CPFs, usados por Pessoas Físicas. Mais da metade dos Certificados (60%) são do tipo A3 (armazenados em mídias como tokens e cartões USB). Enquanto 40% são do tipo A1 — armazenados no próprio computador ou no celular do usuário.

Instituída em 2001 no país, a Certificação Digital vem crescendo por características como praticidade, confiabilidade e total segurança jurídica. Ela proporciona, por exemplo, maior facilidade no preenchimento da declaração do Imposto de Renda. A Receita Federal oferece a opção de declaração pré-preenchida para quem possui Certificado Digital. Além disso, a certificação também facilita a vida de profissionais do Direito (que podem acessar processos diretamente nos sites dos tribunais ou ainda assinar documentos remotamente). Até mesmo de médicos, que, a partir deste ano, têm a possibilidade de, com o uso da Certificação, enviar receitas ou atestados remotamente.

Enfim, para saber mais e encontrar o modelo ideal para você, acesse o Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.