Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Números do IRPF 2016

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

O prazo para a entrega do IRPF 2016 terminou. De acordo com a Receita Federal, 27.960.663 contribuintes enviaram sua declaração dentro do prazo, até as 23h59 do dia 29 de abril, sendo que pouco mais de 100 mil declarações foram enviadas por dispositivos móveis.

Em relação ao ano passado, houve um aumento de 0,23% na entrega. Mesmo assim, ficou abaixo das expectativas da Receita, cuja projeção era de 28,5 milhões e após revisão, diminuiu para 28,2 milhões. Essa mudança ocorreu devido ao menor número de declarações retificadoras.

Para quem não conseguiu entregar a declaração 2016 a tempo, poderá enviá-la sob multa de 1% ao mês do imposto devido, limitada a 20% ou o mínimo de R$ 165,74.

Malha fina

Segundo a Receita Federal, 617.695 declarações do Imposto de Renda de 2015 ficaram retidas na malha fina, representando 2,2% do total de contribuintes. Já no IR de 2016, mais de 716 mil declarações já caíram na malha fina, um aumento considerável de 16%.

Minimize erros na declaração com o e-CPF

Para agilizar a declaração do ano que vem, adquira o Certificado Digital e-CPF da Serasa Experian. Além de proteger os dados enviados pela internet, sua declaração já vem pré-preenchida, facilitando o processo e diminuindo os riscos de erro no preenchimento que podem fazer sua declaração cair na malha fina.

COMPRAR E-CPF

Fonte: Receita Federal do Brasil | UOL

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.