Imagem do artigo

O que acontece se eu não declarar o meu Imposto de Renda?

Giovanna Baseotto
Escrito por Comunicação
Nota dos leitores
para este artigo:
6.7

O que acontece se você não declarar o Imposto de Renda é que a primeira pendência será em seu CPF (Cadastro de Pessoa Física), que fica em situação irregular. Desse modo você não poderá solicitar empréstimo ou até mesmo prestar concurso público, por exemplo.

Se desejar regularizar a sua situação e já tiver passado do prazo máximo para envio da declaração, você poderá declarar o Imposto de Renda à Receita Federal em atraso. Neste caso, você deverá pagar uma multa de 1% ao mês – sendo no mínimo R$ 165,74 e no máximo de 20% do imposto devido.

Porém, se mesmo assim você não realizar a sua declaração, você será considerado um sonegador de impostos do governo brasileiro.

E neste caso, além de multas e outras penalidades, você ainda passará por um processo administrativo que investigará cada detalhe das suas movimentações financeiras. Por fim, você pode ser oficialmente acusado de crime de sonegação fiscal, que gera até cinco anos de prisão.

Então não corra o risco de acabar esquecendo, faça a sua declaração de Imposto de Renda antecipadamente. Com o certificado digital e-CPF você poderá fazer o processo todo de maneira muito mais prática e rápida, com ele, entre outras facilidades, você tem a possibilidade de preencher a declaração diretamente na página da Receita – sem precisar  baixar o programa  –  de obter a declaração já pré-preenchida com dados, por exemplo, já lançados pela fonte pagadora do salário.  Saiba mais em https://serasa.certificadodigital.com.br/ecpf/.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.