Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

O que muda com o uso da cadeia V5 nos certificados digitais

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.8

Autoridades Certificadoras, como a Serasa Experian, devem atualizar certificados para a cadeia V5. A segurança permanece a mesma e usuário do Certificado Digital não perceberá mudanças.

A V5 é a mais nova cadeia de certificados emitida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), uma atualização destinada às Autoridades Certificadoras (ACs) como a Serasa Experian. Assim como há prazo de validade nos certificados digitais de pessoas físicas e jurídicas, os certificados das ACs também vencem e precisam ser renovados.

A cadeia V5 foi emitida em março de 2016 com o objetivo de substituir a anterior (V2). As duas têm características iguais, mas o prazo de validade da cadeia V5 é maior: 2 de março de 2029. A segurança das operações permanece a mesma e o usuário de certificados digitais não perceberá mudanças.

A partir deste ano, as ACs não poderão mais emitir certificados digitais com validade de 3 anos na cadeia V2. Isso porque, de acordo com normativas da ICP-Brasil (DOC-ICP-01, item 7.2, e DOC-ICP-05, item 6.3), nenhum certificado digital poderá ter validade maior do que a de seu certificado hierárquico superior.

A nova cadeia V5 já está nativamente reconhecida como confiável pelos fornecedores de navegadores de internet, como Microsoft e Google.

Histórico

Em 2010, a ICP-Brasil aumentou a segurança das assinaturas digitais ao emitir a cadeia V2, que trouxe chaves criptográficas RSA de 2048 e 4096 bits e algoritmo de hash SHA-256 ou SHA-512. Como a validade da cadeia V2 está próxima de expirar, as ACs tiveram de atualizar seus certificados para a versão 5 (ou simplesmente V5).

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.