Imagem do artigo

O que são Autoridades Certificadoras (ACs)?

Avatar
Escrito por danikato
Nota dos leitores
para este artigo:
6.3

Há quem ainda tenha muito medo quando o assunto é a disponibilização de dados na internet. E é compreensível. Em 2014, 54% das informações violadas na internet foram roubos relacionados a dados pessoais.

Uma das formas de proteger os usuários é o Certificado Digital, que é uma assinatura digital com validade jurídica, garantindo agilidade e segurança às transações eletrônicas e outros serviços via internet.

Esse documento eletrônico segue os padrões determinados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, que busca sempre a proteção no âmbito digital. À ICP-Brasil coube, também, a função de determinar uma Autoridade Certificadora Raiz, responsável por conceder, supervisionar outras Autoridades Certificadoras e fazer a auditoria dos certificados emitidos por elas. Esta AC-Raiz é a ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Ou seja, é da AC-Raiz que saem as normas técnicas repassadas para as ACs credenciadas.

Uma Autoridade Certificadora pode ser pública ou privada, emitindo certificados digitais a diversas entidades e responsabilizando-se pela fiscalização da documentação das mesmas, seguindo as definições da Declaração de Práticas de Certificação.

A Serasa Experian é a maior Autoridade Certificadora do Brasil. Além das assinaturas digitais, oferece soluções customizadas para melhor utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), permitindo que empresas, órgãos públicos e consumidores realizem suas transações online com segurança e validade jurídica.

A Serasa Experian disponibiliza diferentes tipos de certificado, de acordo com as necessidades de cada cliente. Confira alguns exemplos:

e-CPF: é a sua identidade digital que permite realizar operações na internet com a mesma validade do CPF físico. 

e-CNPJ: é o certificado vinculado a empresas, emitido para o representante legal da empresa. 

NF-e: certificado para a emissão e armazenamento de notas fiscais eletrônicas. 

SSL: garante segurança na troca de informações dos visitantes e usuários do seu site. 

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/1-bilhao-de-registros-de-dados-foram-roubados-na-internet-em-2014-diz-pesquisa

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.