Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

As melhores informações sobre Certificado Digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6.2

No mês de agosto, o nosso blog comemora o Aniversário do Site do Certificado Digital Serasa Experian com um conteúdo especial! Neste ano, trazemos um apanhado geral sobre as principais informações acerca do certificado digital que já vimos por aqui nesses últimos anos.

Sabemos como o nosso trabalho de elaborar informações fresquinhas sobre a otimização das burocracias diárias é muito importante para você. Por essa razão, neste post, vamos ficar por dentro das principais características e saberemos das últimas novidades sobre o Certificado Digital Serasa Experian.

Vamos dar várias dicas que, com certeza, vão ajudar durante a jornada daqueles que iniciam as trilhas em um caminho mais seguro para as suas comunicações via Internet, também para os usuários mais experientes — vocês poderão encontrar informações valiosas que talvez passaram despercebidas em outros momentos.

Não importa o grupo em que você se encontre! Prepare-se para mais essa exploração e vamos logo para as melhores dicas sobre os certificados digitais que você vai ler hoje!

O que é, afinal, um Certificado Digital?

A certificação digital é uma identificação eletrônica que pode ser usada para confirmar a identidade de um indivíduo ou empresa online. Os certificados digitais são emitidos por autoridades de certificação, que são as organizações independentes capazes de verificar e confirmar as informações fornecidas pelos solicitantes.

Você pode se aprofundar mais nesse assunto acessando o nosso artigo em que detalhamos o que são Autoridades Certificadoras. Se as suas dúvidas são mais sobre o que uma certificação digital pode otimizar na sua vida, recomendamos que descubra o certificado ideal para a sua necessidade.

1. O que é o Certificado Digital SSL e como ele pode proteger as informações?

O certificado digital SSL é um protocolo de segurança que criptografa informações. Isso significa que, se os dados são interceptados durante a transmissão, eles não podem ser lidos ou alterados pelos invasores. O uso do certificado digital SSL protege as informações sensíveis, como números de cartão de crédito e senhas.

Já exploramos tudo sobre o que é o certificado digital SSL e como ele pode proteger informações. É um material bem completo para você com uma curiosidade mais aguçada para saber como funcionam os processos de certificação digital.

2. Podemos mesmo usar Certificados Digitais para a transferência de automóveis?

Saiba que sim, é possível empregar os certificados digitais na transferência de automóveis. O processo é realizado da seguinte forma: o proprietário do veículo solicita a um órgão autorizado a emissão de um certificado digital. Em seguida, o documento será enviado para o destinatário, que poderá fazer a transferência do carro usando o certificado emitido.

Saiba que é viável ainda usar a assinatura digital na transferência de carros. Nesse artigo, trazemos informações importantíssimas para proprietários de automóveis que utilizam certificados digitais e mostramos que, com essa ferramenta, é possível melhorar a sua qualidade de vida e minimizar os desperdícios de recursos, como tempo e dinheiro investidos para se deslocar.

3. Você sabia que com um Certificado Digital você declara o Imposto de Renda de maneira muito mais fácil?

Você já deve estar sabendo como é importante contar com um certificado digital, não é mesmo? Entre os principais benefícios de poder aplicar esse recurso é que você consegue assinar documentos eletronicamente, pode acessar diversos serviços online de maneira segura e declarar o Imposto de Renda de modo muito mais fácil.

Todos os dados necessários no formulário (nome, data de nascimento, endereço etc.), por meio do recurso “Declaração Pré-Preenchida”. Quer saber mais sobre? Aprenda como declarar seu Imposto de Renda usando o Certificado Digital.

4. É verdade que receitas médicas podem ser emitidas por meio de Certificados Digitais?

Era difícil de imaginar um mundo em que a prática da telemedicina (médicos atendendo pacientes de maneira remota) fosse algo comum? Esse tipo de consulta vem crescendo cada vez mais em todo o mundo. Para que tais atendimentos ocorram, entre outras necessidades, como a emissão de uma receita, é necessária a segurança redobrada nesses sistemas. É aí que o certificado digital entra.

Saiba que hoje é possível, sim, emitir receitas médicas por meio de certificados digitais, e o número de receitas só tende a crescer. Para tal requerimento, o profissional da saúde solicitará a um órgão autorizado a emissão do seu próprio certificado digital. Após os procedimentos, a receita será enviada para o destinatário, que poderá utilizá-la para obter as medicações prescritas.

No artigo Receita Digital: como o Certificado Digital ajuda a emitir uma, exploramos bastante sobre o tópico, vale a pena dar uma olhada e conferir o tema mais de perto!

5. Quais as outras maneiras que os Certificados Digitais podem facilitar a vida de pessoas e de empresas?

Existem muitas outras formas, além das que citamos acima, de aproveitar o certificado digital. Seja uma Pessoa Física, seja uma Pessoa Jurídica, a praticidade e a conveniência oferecidas são altamente exigidas pelas principais companhias do mercado, principalmente por aquelas de maior sucesso.

Para esse caso, podemos citar o e-Social. O objetivo desse recurso, aliado à certificação, é o de facilitar e tornar mais simplificados todos os processos de responsabilidade fiscal dos empresários. Esse tópico já foi elucidado em nosso artigo sobre o funcionamento o eSocial.

Outra informação notável acerca do certificado digital é que seu uso vem se expandindo nos últimos tempos, sendo disponibilizado até mesmo em nuvem! Esse modelo de certificado vem revolucionando a forma de como as pessoas e empresas utilizam os seus documentos digitais.

Pois, cada vez mais instituições públicas e privadas e pessoas físicas atuam com base nesses recursos tecnológicos. Usando-os como aliados para uma instrumentação mais eficaz e segura dos documentos e para uma verificação consistente da nossa identificação.

Um dos exemplos disso é sobre como deve ser o uso do certificado digital em autoescolas. As autoescolas, assim como os outros setores da economia, vêm se reinventando e recorrendo às mais modernas tecnologias para enfrentar as crises atuais econômicas e otimizar os seus processos, sem abrir mão da segurança.

Chegamos ao fim das nossas dicas! Esperamos que elas tenham sido valiosas para você. Durante todo o conteúdo, nós aprendemos sobre a importância de um certificado digital para simplificar os processos de verificação da identidade, assinatura e criptografia de dados. Além disso, vimos como esse tipo de solução está se tornando indispensável para as diversas áreas do mercado e de que modo é uma forma prática e segura de facilitar a vida das pessoas na assinatura de contratos e documentos importantes.

Gostou de saber mais sobre as últimas novidades do certificado digital e como é importante o seu uso no dia a dia de pessoas e empresas do mundo todo? Saiba qual o certificado ideal para suas necessidades e compre um agora mesmo! Não perca tempo e tenha mais proteção no mundo digital!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.