Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como instalar o certificado A1 no MAC?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
3.5

A instalação de certificados digitais é importante para a segurança das transações eletrônicas. Tais certificados são amplamente usados para autenticar a identidade de um usuário ou dispositivo de maneira remota. Com ele, temos a garantia de que as informações transmitidas sejam mantidas confidenciais.

Quando você realiza uma compra online, por exemplo, os certificados digitais são usados para garantir que suas informações pessoais e financeiras sejam mantidas seguras durante a transação. O mesmo acontece para determinados acessos em sistemas públicos ou privados que necessitem dessas informações para manter uma maior segurança do sistema.

Se você está se perguntando como instalar o Certificado A1 no Mac, saiba que chegou no lugar certo! No decorrer deste artigo, mostraremos como realizar a instalação nesse sistema operacional com todos os detalhes necessários para o funcionamento correto do recurso. Vamos lá?

O que é o certificado digital A1?

O Certificado Digital A1 é um certificado de segurança totalmente digital, emitido por uma Autoridade Certificadora (AC), a qual atesta a identidade do titular e confirma que ele está habilitado para utilizar as funcionalidades do sistema ou documento que está acessando naquele momento.

Esses certificados podem ser usados para assinar e criptografar documentos eletrônicos, bem como para autenticar ou validar a identidade do titular em transações online. Ele também pode ser usado para garantir a integridade de dados armazenados ou transmitidos por meio da Internet.

É possível instalar o certificado A1 no MAC?

Eexiste, sim, a possibilidade de instalar o certificado do tipo A1 em máquinas Mac, da fabricante Apple. Mas quais são os processos necessários para a instalação?

São alguns e que se fazem necessários para que o certificado seja instalado corretamente, e será isso que veremos na sequência, acompanhe!

Quais os requisitos necessários?

Para que o processo ocorra sem problemas ou erros, é bom preparar tudo para começar. Para ajudar você com essa tarefa, acompanhe, a seguir, cada um dos requisitos necessários para realizar a instalação. Lembre-se de que todos os sistemas devem estar atualizados e conectados à internet em uma rede de confiança, por motivos de segurança de seus dados. Os requisitos são:

  • máquina com sistema operacional Microsoft Windows (necessário somente para a primeira instalação do certificado pelo site);
  • máquina com sistema operacional Apple macOS;
  • navegador Google Chrome instalado em ambas as máquinas;
  • certificado digital A1 válido emitido pela Serasa Experian.

Tudo pronto? Mãos à obra!

Qual o passo a passo para realizar a instalação?

Primeiro, precisamos compreender que o processo de instalação deve começar em um computador com o sistema operacional da Microsoft, o Windows, instalado. Por segurança, use uma máquina de confiança, com o sistema e com o antivírus atualizados.

  • Acesse o site da Certificadora

Em seguida, você deverá acessar o nosso site (serasa.certificadodigital.com.br) pelo Chrome — aquele navegador do Google. Ao entrar na página, você poderá ver, no canto direito da tela, um botão inscrito “Instalação”. Clique nele e, em seguida, no botão “Certificado tipo A1”.

Ao contratar o certificado, foi enviado em seu e-mail um protocolo, lembra-se? Agora é a hora de utilizá-lo: após clicar no botão, aparecerá um campo para ser preenchido com o código do seu protocolo. Copie e cole o código no local indicado. Após inserir a sua senha, é só clicar em “Continuar”.

  • Baixe a extensão

Como você deve ter visto, uma nova janela foi aberta. Nessa tela, clique em “Download da extensão”. Isso faz com que a extensão que queremos seja baixada em seu computador (no Google Chrome e com o sistema Windows, lembre-se!). Escolha uma pasta fácil para você se lembrar posteriormente e salve a sua extensão.

Normalmente, você não precisa fazer nada aqui, pois essas extensões já se executam e se instalam sozinhas no seu navegador. Dependendo das configurações de segurança da máquina que você utiliza, você precisa primeiro baixá-la e dar um duplo clique no arquivo para executá-lo.

  • Baixe o módulo de instalação

Após realizados esses passos, agora, você precisa voltar para a página que estava anteriormente. Atualize-a (um atalho para essa ação é clicar em F5 em seu teclado). Com isso feito, você vai perceber que temos um botão novo com a inscrição “Download do Módulo de Instalação” — clique nele.

Você perceberá que a página iniciou um novo download para o seu computador. O tempo necessário para todo o processo deve variar conforme a velocidade de conexão da rede que você está utilizando. Assim que concluída a transferência do arquivo, dê um duplo clique para ser iniciada a instalação do seu certificado.

Após a execução do arquivo, abrirá uma nova janela mostrando os termos de uso. Após lê-los, concorde com os termos e, em seguida, clique no botão em que se lê “Próximo”. Nas próximas telas, clique em “Avançar” e “Concluir” para finalizar essa etapa do processo.

  • Assine, instale o certificado e realize o backup

Atualize a página e veja que apareceu um novo item: o termo de titularidade. Você pode lê-lo e até mesmo imprimi-lo, caso ache necessário. Agora você poderá notar um botão “Assinar e Instalar Certificado”. Lembrando que, antes de instalá-lo, você precisa de uma senha segura para o backup.

Logo depois de poucos segundos, você pode notar que existe uma opção de fazer o download do backup do certificado. Para baixá-lo, clique no botão de “Download”. Escolha uma pasta de fácil acesso ou deixe o arquivo na barra de downloads do próprio navegador, pois precisaremos dele daqui a pouco.

Você encontra um botão com a inscrição “Testar seu Certificado Digital”? Clique nele para saber se está tudo certo. Caso negativo, você precisa refazer todos os passos. Se o problema persistir, não deixe de entrar em contato com o suporte.

  • Exporte o arquivo para transferência

Agora você precisa acessar as configurações do Chrome. Na aba de Segurança do navegador, você encontra a opção de “Gerenciar Certificados”.

É importante notar que essa parte não aparece assim que abrimos a página. Você pode pesquisar pelo termo “certificado” na barra de busca, assim que entrar na aba de configurações. Depois selecione a opção “Segurança” e role a página até o final. Lá estará a opção de “Gerenciar Certificados”.

Clique nela e seu certificado que acabamos de instalar aparecerá. Selecione-o e clique em “Sim, .exportar a chave privada”, no passo seguinte a clicar em “Exportar.

Logo depois clicaremos em “Avançar”. Caso essa opção não apareça, use o backup: instale-o clicando nele e marque a opção “Marcar esta chave como exportável”.

Se tudo deu certo até aqui, selecione os itens “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível”, “Exportar todas as propriedades estendidas” e “Habilitar privacidade de certificados” e, em seguida, “Avançar”, novamente. Selecione a opção de “Senha” e de uma senha segura para o arquivo que será exportado.

Clique em “Avançar”, mais uma vez. Abrirá uma tela para você salvar o seu certificado no computador. Escolha um nome fácil de lembrar e uma pasta acessível. Finalize clicando em “Salvar” e “Concluir”.

  • Instalando o certificado A1 no Mac

Essa foi a parte mais difícil. Vamos instalar o certificado no macOS agora? Para isso, faça login no seu Apple. Será necessário transferir o arquivo que baixamos no Windows, o arquivo que exportamos. Você pode fazer essa transferência pelo meio que preferir, seja por nuvem ou transferência online P2P. Você escolhe!

Tudo certo ao fazer o download? Agora é só clicar no arquivo para abri-lo e instalá-lo! Lembrando que o seu Mac deve ter também o Google Chrome como navegador.

Ao final desses procedimentos, o seu certificado digital, criado e exportado do sistema operacional Windows, estará instalado com sucesso e funcionando em seu sistema macOS. Viu como foi bem fácil aprender como instalar o certificado A1 no Mac?

Se você teve algum problema com a instalação ou não conseguiu concluí-la, você pode acessar nossa central de ajuda para pesquisar qualquer problema, além de saber tudo sobre Certificado Digital no nosso blog! Acesse nossos conteúdos e confira o que só a Serasa pode proporcionar para você!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.