Serasa Certificado Digital - Logo
Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como instalar um certificado digital A1?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.1

O certificado digital foi criado para facilitar a forma de identificar e autenticar tanto a pessoa física quanto a jurídica por meio de sistemas e documentos digitais. Esse novo sistema dificulta e minimiza as chances de ocorrer as operações fraudulentas, já que há combinações criptografadas e instituídas na memória de um computador.

Tanto o certificado A1 quanto o A3 possibilitam uma logística mais simples e segura. As utilizações mais comuns entre os usuários são:

  • emitir notas fiscais eletrônicas;
  • entrar nos sistemas da Receita Federal e e-CAC para pesquisar os processos fiscais, regularizar documentos e enviar declarações de Imposto de Renda;
  • criar assinaturas de documentos digitais para particulares (contrato e procurações) e para cartório (escritura pública).

Contudo, como tudo que é novidade, existem algumas dificuldades por parte dos usuários durante o seu primeiro contato até o processo de adaptação com a nova ferramenta. Nesse viés, por exemplo, há dúvidas frequentes em como instalar um certificado A1. Por isso, elaboramos um conteúdo completo a fim de solucionar todas as dúvidas sobre o certificado digital.

O que é um certificado digital no formato A1?

É notório que o mundo está cada dia mais moderno. Os certificados digitais têm uma logística mais simples e segura, visto que sua execução acontece via transações online de dados, documentos e mensagens. Em resumo, os processos manuais que exigem a presença pessoal das partes envolvidas podem ser substituídos por documentos eletrônicos.

O certificado do tipo A, ou seja, de assinatura digital, é adequado para identificar e substituir a assinatura das partes envolvidas em certo acordo. Este pode ser armazenado em computadores, tablets e smartphones com o intuito de facilitar e desburocratizar a autenticação dos documentos de usuários. Por exemplo, para quem é pessoa jurídica, a emissão de notas fiscais ficou mais simples, visto que podem ser geradas pelo próprio ERP da empresa.

E, ao longo deste conteúdo, saberemos como instalar o certificado A1. Portanto, esse modelo de certificado estará sempre armazenado em certa máquina do usuário. Além disso, depois de criado, é necessário salvar o arquivo no PC da pessoa jurídica.

Assim, os sistemas tecnológicos que utilizam o certificado digital no formato A1 acessarão o arquivo de forma automática no computador. E um detalhe importante que devemos ter em mente é que essa modalidade de certificado digital A1 não é compatível com os dispositivos móveis, ou seja, tablets e celulares.

Do mesmo modo, é importante ressaltar que o certificado digital A1 é reconhecido juridicamente, já que se torna uma assinatura eletrônica de empresas, ou seja, permite executar operações legais de forma remota com mais proteção. Isso porque o certificado digital A1 conta com códigos criptografados que atuam como um software, uma vez que dificultam qualquer tentativa de acesso por terceiros de má-fé.

Como pode ser ativado e utilizado?

O certificado digital A1 pode ser ativado quando o usuário precisar de uma ação que exige a assinatura eletrônica. Há um determinado processo que necessita do preenchimento das informações que deixará claro o objetivo de certa transação virtual.

Após preencher os dados, inicia-se o processo de autorização para a retirada do certificado, já que ele no final emitirá duas chaves criptografadas. Isto é: uma privada (fica registrado no computador do usuário, como o certificado) e uma chave pública (mantida pela autoridade certificadora).

Depois de entender o método de como instalar o certificado digital A1, é relevante ressaltar outras vantagens existentes no processo do certificado digital A1. Dentre elas, é que a instalação do software pode ser aplicada em mais de um computador a fim de melhorar a logística do usuário.

Outro ponto positivo do certificado digital A1 é que o uso desse sistema pode ser feito de forma simultânea, uma vez que vários colaboradores de uma empresa podem utilizar o mesmo certificado digital, porque não é necessário aplicar o cartão digital durante a execução das transações online. Portanto, ao mesmo tempo em que tal setor estará em trabalho, outros também podem acessar, e a consequência será o aumento da produtividade da companhia.

Como instalar no Mac book?

Uma das dúvidas mais frequentes dos futuros utilizadores é como instalar o certificado digital A1 em dispositivos IOS. Nesse sentido, o primeiro passo a se fazer é a compra e a validação do certificado digital A1. Para saber a respeito, leia o conteúdo “Como instalar o certificado A1 no MAC?“, nele você encontrará todas as informações necessárias para fazer uma instalação eficiente.

Como renovar o certificado digital A1?

Mais um ponto positivo dos certificados digitais é a maneira que o usuário consegue renovar a validade deles, visto que essa renovação é feita totalmente online. Para tal, geralmente, o primeiro passo é começar a renovação com o certificado digital já instalado no computador. Por exemplo, pessoas jurídicas: é essencial que elas tenham os documentos da companhia já salvos no formato PDF, uma vez que é nessa hora que ocorrerá a análise para confirmar a renovação.

Após esse primeiro passo, vem a parte da emissão. Para executar tal etapa, é preciso que o usuário seja aprovado na análise de autenticação do certificado digital — que pode ser realizada de forma remota ou por meio de videoconferência. Por fim, depois de emitir o certificado, é só instalá-lo no computador e começar a utilizá-lo.

Qual a diferença entre certificado digital A1 e A3?

Atualmente, existem duas modalidades de certificado digital no mercado: o A1 e o A3. A determinante distinção entre as duas é a forma de armazenamento do certificado. Nos certificados da modalidade A3, a assinatura fica localizada em mídias portáteis, como cartões com chip ou tokens. Já a modalidade A1 é armazenada em computadores cadastrados pelo usuário.

Em resumo, é percebido que depois da regulamentação da Medida provisória nº 2.200-2/2001, os certificados digitais, sem dúvidas, diminuíram a burocracia para identificar pessoas e companhias. De acordo com a Associação de Certificação Digital — ANCD, em 2020, aproximadamente 10 milhões de certificados digitais estavam ativos.

Agora já sabe como instalar um certificado digital A1. Esse recurso está cada vez mais comum entre as empresas, pois proporciona diversos benefícios, como a assinatura de contratos e documentos de qualquer lugar e hora, além de ser uma tecnologia sustentável.

Caso tenha ficado com mais alguma dúvida, acesse nosso blog para saber mais a respeito do assunto!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.