Serasa Certificado Digital - Logo
Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Passo a passo: aprenda a instalar o Certificado Digital A3

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
3.5

Se você tem alguma dúvida ou está com dificuldade para instalar o Certificado Digital A3 Serasa Experian, saiba que esse processo é muito simples. Ao finalizar a compra e agendar sua emissão, o uso do certificado passa a depender somente da sua presença junto a um agente autorizado Serasa Experian para a chamada validação presencial.

A validação nada mais é que uma checagem de segurança, que serve para comprovar que você é realmente a pessoa que solicitou e será autorizada a usar esse certificado. Quando o processo é concluído, você só precisa instalar o certificado para começar a aproveitar todas as facilidades da assinatura digital.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo. Nele, mostraremos tudo que você precisa saber sobre a instalação do Certificado Digital A3. Continue lendo!

O que é o Certificado Digital?

O Certificado Digital é um tipo de identidade eletrônica que pode ser utilizado por empresas e pessoas físicas. Funciona como uma carteira de identificação virtual que permite a assinatura de documentos online, acesso às áreas logadas, emissão de documentos fiscais entre outras funcionalidades.

Assim, é possível realizar todos esses procedimentos com o máximo de segurança e, principalmente, validade jurídica. A comprovação da identidade do Certificado Digital é feita com a utilização de duas chaves. Uma é a privada, que atesta os dados do usuário e a pública. Essa última, compartilhada com a outra parte que precisa decodificar as informações.

Os Certificados Digitais são emitidos, basicamente, em dois modelos distintos. O A1, que tem validade máxima de um ano e pode ser instalado no computador. O outro mais comum é o A3, que discorreremos com mais detalhes a partir do próximo tópico.

Qual a diferença do Certificado Digital A3 para os demais modelos?

Na prática, as ações executadas com o Certificado Digital A3 não mudam em nada naquelas realizadas com o modelo A1. Ou seja, ambos podem realizar as mesmas operações com validade jurídica e segurança. A diferença, portanto, fica por conta da forma de uso dessas ferramentas.

No caso do A1 as chaves são hospedadas em um aplicativo instalado no próprio computador. Já no A3, elas ficam no hardware local ou periférico externo, podendo ser um cartão ou token, que explicaremos com mais detalhes em outro tópico deste artigo.

O que você precisa entender nesse momento é que o modelo A3 pode ser carregado para qualquer lugar. Quando precisar dele, basta inserir no computador e digitar a sua senha de acesso para realizar alguma assinatura ou utilizar para outra finalidade.

Outra diferença muito importante a ser considerada é a validade. O A1 tem o prazo de expiração em 12 meses. Já no A3 esse tempo é maior, podendo chegar até 3 anos, dependendo da sua Autoridade Certificadora.

Quais são as diferenças entre o token e o cartão?

O Certificado Digital A3 pode ser disponibilizado em dois formatos. Ou seja, em um token ou cartão. No primeiro caso, trata-se de um periférico USB muito semelhante com um pendrive. Ele é quem carrega as informações do documento, tais como as chaves, dados do titular etc.

Já o cartão é um Smartcard como os que são utilizados para acessar uma conta bancária no caixa eletrônico. Ele também contém um chip e precisa de outro periférico de leitura para acessar as informações que estão dentro dele.

Com base nisso, já podemos entender quais são as diferenças desses dois elementos. No caso do token, ele funciona mais próximo da tecnologia chamada plug and play. Ou seja, basta conectar ao notebook ou desktop que o sistema operacional já identificará que se trata de um Certificado Digital.

Já no caso do cartão e leitora, o procedimento é diferente. Isso porque o periférico de leitura pode não ter a possibilidade de funcionar ao ser conectado. Dependendo da instalação de um software específico. Assim, se você precisar utilizar o Certificado Digital em outra máquina, é provável que tenha que instalar o software da leitora.

Por outro lado, o Smartcard é mais fácil de ser guardado que o token. Afinal, ele pode ser inserido na carteira, juntamente aos cartões do banco, por exemplo. Portanto, tudo que mencionamos neste tópico deve ser considerado na hora de escolher o seu Certificado Digital A3.

Como instalar o Certificado Digital A3?

Agora que você entendeu como o Certificado Digital funciona, já deve estar pronto para executar o processo de instalação. Desde já, podemos adiantar que é uma tarefa muito simples.

Se você comprou um certificado digital do tipo A3 (cartão com chip ou token USB), sairá da validação presencial com o Certificado Digital Serasa Experian em mãos — e com uma leitora, caso sua mídia seja um cartão. A instalação desse certificado é bem fácil. Confira as nossas dicas neste vídeo ou siga o passo a passo deste post.

A primeira coisa a fazer é acessar a página do Certificado Digital Serasa Experian no computador em que o certificado A3 será instalado. Ao fazer isso, você deve escolher o tipo de periférico que foi adquirido. Ou seja, token ou cartão e leitora.

Ao inserir esses dados, você estará logado no sistema e poderá executar as demais opções. Em seguida, você pode ver que o site já identificará qual é o seu sistema operacional e o navegador de internet que você está usando. Ao fazer isso, aparecerá uma mensagem de download automático em seu computador.

Caso não inicie automaticamente, basta clicar na opção download. Lembre-se: é importante remover versões antigas do certificado digital em seu computador, caso já exista alguma instalação anterior. Elas podem ser encontradas pelos nomes Assistente do Certificado Digital, SafeNet e Safesign.

Safenet

SafeSign

Identifique o modelo da sua mídia (cartão ou token) e selecione a aba A3. Compare o modelo que você tem em mãos com as fotos exibidas na página e selecione a opção correta para baixar os arquivos de instalação.

Se o seu certificado tem o formato cartão, só será necessário instalar a leitora usada para ler os dados contidos no chip. Baixe o arquivo e, antes de instalar, certifique-se de que a leitora não está conectada na porta USB do seu computador. Execute o arquivo baixado e clique em Avançar, depois, em Instalar, selecione o idioma de sua preferência e OK, e escolha Avançar.

Aceite os termos e condições do programa e selecione Avançar. Nas próximas telas, Avançar, Instalar e Concluir. Pronto! A leitora foi instalada com sucesso e você está a alguns passos de usar o seu Certificado Digital.

Se você escolheu o formato token, selecione o modelo correto de seu dispositivo e baixe o arquivo de instalação. Execute o instalador e siga as instruções da tela. Ao fim desse processo, seu token estará instalado com sucesso.

Para testar o funcionamento do certificado, insira o seu cartão com chip na leitora ou plugue o token USB no computador e pesquise pela funcionalidade Token Administration. Ao clicar nessa opção, aparecerá uma tela com seus certificados, conferindo a instalação deles na máquina.

A partir desse momento, o seu Certificado Digital estará pronto para uso. Podendo fornecer todos os benefícios que discorreremos no próximo tópico.

Quais são as vantagens do Certificado Digital A3?

Agora, mostraremos rapidamente as principais vantagens que podem ser conquistadas com o Certificado Digital A3. Continue lendo!

  • Segurança

Uma das principais vantagens do A3 é a segurança. O outro modelo também é muito seguro, mas, nesse caso, estamos tratando de um documento que pode ser guardado em um lugar específico que apenas você tem acesso. Por exemplo, é possível colocar na carteira, dificultando que pessoas não autorizadas o utilize.

  • Prazo de validade maior

Outro benefício muito buscado por quem emite esse tipo de documento é o prazo de validade estendido: 12, 24 ou 36 meses. Isso é interessante por dois motivos. Primeiro, evita que você tenha que renovar o Certificado Digital todos os anos, correndo o risco de esquecer a data de vencimento.

Além disso, o custo do modelo A3 — apesar de mais caro que o A1 — pode ser menor no final da sua validade. Isso porque, o valor é pago uma única vez, enquanto o outro modelo precisa ser pago anualmente quando ocorre a renovação.

  • Possibilidade de levar para qualquer lugar

Por fim, o Certificado Digital A3 permite que você tenha a liberdade de levar o seu documento para qualquer lugar. O modelo A1 só pode ser instalado em um computador. Logo, a utilização fica limitada a essa máquina. Por outro lado, o A3 pode ser carregado com você e instalado em outras máquinas.

Por exemplo, imagine que você tenha a oportunidade de fechar um contrato a distância, mas não tem acesso à máquina em que o Certificado Digital está instalado. Se tiver o modelo A3 isso não será nenhum problema.

Afinal, basta repetir o procedimento que mencionamos e fazer a instalação da leitora em outro computador. Nesse caso, o documento funcionará perfeitamente e você pode assinar o seu contrato sem nenhum tipo de problema ou limitação.

Como você pode perceber, o Certificado Digital A3 é muito simples de ser instalado e utilizado. Portanto, ao executar esse processo você terá na palma das suas mãos a ferramenta ideal para agilizar o seu dia a dia, sempre considerando a segurança, agilidade e praticidade na execução de suas rotinas.

Gostou deste artigo? Então, deixe um comentário logo abaixo e nos conte sobre como foi a sua experiência com a instalação do seu documento.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.