Imagem do artigo

Qual o melhor Certificado Digital? Descubra o IDEAL para a sua necessidade

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8.4

O Certificado Digital consiste em um importante documento, que pode funcionar como um RG de pessoas físicas e jurídicas no meio virtual. Saiba que, com ele, é possível retirar notas fiscais, assinar documentos e realizar diversas ações de forma remota com validade jurídica.

Nesse sentido, é importante ressaltar que essa ferramenta garante a realização de transações via internet mais seguras, já que a tecnologia foi elaborada com essa finalidade. Dessa forma, ela garante integridade, autenticidade e confidencialidade aos dados eletrônicos. Com ele é possível identificar empresas e pessoas no mundo virtual.

Continue a leitura e conheça o melhor Certificado Digital para as suas necessidades!

Quais os benefícios do Certificado Digital?

O Certificado Digital apresenta diversas vantagens para as empresas e para as pessoas físicas, já que é possível ter mais segurança em diversas transações. Entenda!

  • Diminui gastos 

Com a utilização do Certificado Digital, é possível reduzir gastos significativos relacionados a utilização de papel, ao transporte e à mão de obra, pois ele otimiza as operações. Além disso, é válido mencionar que, em uma empresa, ele otimiza o tempo dos colaboradores, assim eles podem gastar mais energia com atividades que proporcionam resultados para a instituição.

  • Mais agilidade e praticidade 

Com o Certificado Digital, a assinatura de documentos se torna mais rápida e segura. Desse modo, as empresas podem ser formalizadas a qualquer momento e em qualquer lugar e, consequentemente, proporcionando mobilidade para seus usuários.

  • Mais segurança

Um dos maiores benefícios do Certificado Digital é o de permitir a assinatura de qualquer documento eletrônico com valor jurídico, sem que exista a chance de ser alterada ou fraudada.

  • Reduz a burocracia 

Existem diversos tipos de serviços que podem ser feitos de forma online se você apresentar o Certificado ideal. Assim, você não precisa pegar fila para resolver algum contratempo, pois é possível fazer tudo de casa.

  • Facilidade na declaração do Imposto de Renda 

As pessoas que apresentam Certificado Digital conseguem baixar aos arquivos da declaração do Imposto de Renda para inclusões de despesas e deduções. Além de facilitar o acompanhamento e o processamento da declaração.

Qual o melhor Certificado Digital? 

Existem diversos tipos de Certificado Digital. Para escolher o melhor, é necessário analisar as suas necessidades. Veja as opções e saiba qual consegue satisfazer seus anseios!

  • Para pessoas físicas 

O e-CPF consiste em uma versão digital do CPF. Com ele é possível que as pessoas físicas consigam solucionar questões burocráticas de forma online. Dessa maneira, é válido ressaltar que, com ele, é possível fazer transações bancárias autenticadas, entrar no sistema e-CNH do Detran, acessar os serviços da Receita Federal, entre outros.

  • Para pessoas jurídicas 

O e-CNPJ é o certificado para identificar pessoas jurídicas no país. Por meio dele é possível garantir a integridade e a autenticidade das operações empresariais no meio eletrônico.

As companhias que apresentam um e-CNPJ podem realizar procurações, contratos e outras atividades que deveriam ser feitas pessoalmente. A Receita Federal exige que apenas o responsável direto pelo CNPJ da organização pode responder pelo e-CNPJ.

Um dos Certificados mais importantes para as empresas é o de NF-e, uma vez que é ele que garante a autoria e a validade jurídica na retirada das notas fiscais pela instituição aos órgãos competentes.

Esse modelo de Certificado pode ser atribuído a um colaborador, sem a exigência de compartilhar o e-CNPJ da organização, oferecendo mais segurança e praticidade nas atividades. O Certificado NF-e pode ser usado para assinar notas fiscais eletrônicas, consequentemente evitando maiores contratempos, como fraudes.

  • Para pequenas empresas

O e-CNPJ direcionado para pequenas empresas é encontrado como e-CNPJ MEI/EPP ou e-Simples, sendo que isso vai depender da certificadora. É preciso ressaltar que ele apresenta as mesmas funcionalidades do e-CNPJ, mas é específico para as organizações optantes pelo Simples Nacional.

Quais os formatos existentes? 

É importante ressaltar que existem diferentes formatos de Certificados Digitais, podendo ser A1 e A3. Sendo que o A1 é um arquivo digital, ele não existe fisicamente. Deve ser inserido e armazenado em um computador.

Esse modelo apresenta data de validade de 12 meses, valendo a partir da data de emissão. Com o Certificado A1 você não corre o risco de perdê-lo, pois ele pode ser instalado em computadores de terceiros e permite backup.

Já o Certificado A3 precisa ser armazenado em um objeto físico. Ele é fabricado em três formatos: token, smartcard e kit com leitora. O prazo de validade do Certificado A3 pode ser de 12, 24 e 36 meses, valendo a partir da data de sua retirada.

São diversas as vantagens proporcionadas pelo certificado A3, uma vez que ele não pode ser transferido para outros dispositivos além da mídia original e seu custo benefício é mais atrativo, já que pode durar 3 anos.

O certificado ideal para você depende de diversos fatores. A A3 pode ficar barato para algumas empresas, mas em grandes organizações ele pode ser inviável, pois não pode ser baixado em diversos dispositivos. É preciso analisar as suas necessidades para fazer a melhor escolha para o negócio ter sucesso.

Como ter o Certificado Digital? 

Quem deseja adquirir o Certificado precisa, no primeiro momento, procurar por uma instituição autorizada pelo governo, como a Serasa. Depois, é necessário selecionar o armazenamento, o tipo e a sua data de validade.

Logo, é preciso entrar em contato com a empresa, escolher o modelo mais satisfatório para você e seguir o processo estabelecido pela certificadora. É necessária muita atenção durante esse processo, por isso é primordial buscar por uma certificadora especializada no assunto.

Portanto, existem diversos tipos de Certificados Digitais. Eles apresentam diferentes vantagens para quem deseja resolver as tudo de forma online e prática. Atualmente, eles são essenciais para quem não deseja ficar horas na fila de um banco, por exemplo.

Logo, para quem deseja mais praticidade, é válido buscar o melhor Certificado Digital. Eles apresentam validade jurídica, então é possível assinar diversos documentos com ele. Os empreendedores não podem ficar por fora dessa facilidade, já que podem dedicar tempo para outras importantes atividades internas em sua empresa.

Gostou deste nosso post? Então aproveite para saber qual o Certificado ideal para você!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.