Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Primeiro acordo internacional assinado com Certificação Digital

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
9.3

Primeiro acordo internacional assinado com Certificação Digital. Essa foi a primeira vez no mundo que um documento internacional na área de comércio exterior foi assinado de forma totalmente digital.

Durante uma reunião virtual entre autoridades aduaneiras do Brasil e Peru em 2 de setembro de 2020, foi assinado digitalmente o documento denominado “Acordo de Reconhecimento Mútuo sobre Operador Econômico Autorizado (OEA)”, firmado entre a Receita Federal do Brasil e a Superintendencia Nacional de Aduanas y de Administración Tributaria do Peru (SUNAT).

A assinatura desse acordo entre os dois países representa um marco histórico na utilização de Certificados Digitais emitidos pelas respectivas infraestruturas oficiais. No Brasil, a Infraestrutura de Chaves-Públicas (ICP-Brasil) e no Peru, pela Infraestructura Oficial de Firma Electrónica (IOFE). Em conclusão, essa foi a primeira vez na história que um acordo internacional na área de comércio exterior foi assinado de forma totalmente digital.

Em suma, esse acordo foi o resultado de 22 meses de trabalho entre as equipes técnicas dos dois países, com o objetivo de facilitar as cadeias logísticas e o comércio bilateral entre as nações signatárias. Garantindo padrões internacionais, intercâmbio de informações, redução de custos e consequente aumento de competitividade para ambos. Segundo a SUNAT, em 2019 o intercâmbio comercial entre os países superou US$ 3,8 bilhões de dólares. Dessa forma, a ação estratégica entre os dois países terá outros efeitos positivos, pois irá ampliar as atividades de comércio entre os países, o que beneficiará o crescimento e o desenvolvimento de toda a região.

Padrão de qualidade internacional

Ambas as hierarquias, ICP-Brasil e IOFE, possuem os mesmos padrões técnicos e seguem as mesmas normas internacionais. Portante, permite o reconhecimento recíproco. Esse é um exemplo das vantagens da utilização da assinatura eletrônica qualificada, com Certificado Digital.

Por fim, a Serasa Experian oferece todo o suporte para Pessoas Físicas e Jurídicas para adquirir e utilizar a assinatura eletrônica qualificada no padrão ICP-Brasil. Para obter mais informações, acesse: Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.