Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Quais as principais dúvidas sobre a CNH digital?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.6

Desde o início de 2018, a CNH digital pode ser emitida em todo o país por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Até o final de 2020, aproximadamente 10 milhões de brasileiros já contavam com a praticidade, segurança e economia que a versão digital do documento proporciona. Veja as respostas para as principais dúvidas sobre a CNH digital e entenda seus benefícios.

Tire suas dúvidas sobre a CNH digital e sua funcionalidade

O que é Carteira Digital de Trânsito?
É o aplicativo que reúne os documentos digitais relacionados ao trânsito do cidadão brasileiro: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) Digital.

Como me cadastrar para ter acesso à CNH digital?
1º passo – Você deve baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, disponível para iOS e Android, e fazer um cadastro no gov.br (Conta de Acesso Único da Administração Pública Federal). É possível criar sua conta pelo próprio aplicativo, preenchendo suas informações pessoais.

2º passo – Após ativar sua conta, você deverá escolher uma das três formas de validar seu cadastro: pelo celular, por meio do aplicativo; pelo Portal de Serviços do Denatran, por meio do certificado digital; ou presencialmente, em uma unidade do Detran próxima de sua região.

3º passo – Feita a validação do cadastro, você pode escolher uma das formas de baixar a CNH digital pelo aplicativo: com ou sem o certificado digital.

Saiba mais sobre todas as etapas para ter acesso à CNH digital

A CNH digital é segura?
Sim. A CNH digital possui um QR Code e código de segurança para garantir autenticidade, além de empregar assinatura digital com certificado do Detran, o que dá validade jurídica. As formas que o cadastro pode ser feito (presencialmente, com certificado digital ou por biometria facial) também atestam a segurança do documento.

Minha CNH foi emitida antes de 2017. Consigo ter acesso à CNH digital mesmo assim?
Não. Apenas CNHs emitidas após maio de 2017 podem ter acesso à versão digital pois é necessário que o documento em papel já possua o QR code impresso na parte interna da carteira.

O que fazer se eu não conseguir validar meus dados cadastrais pelo celular para ter acesso à CNH digital?
Caso não consiga efetuar a leitura do QR code e/ou coletar a biometria facial pelo aplicativo nesta etapa, você deverá escolher uma das outras formas de validação dos dados cadastrais:

  •  Pelo Portal de Serviços do Denatran, por meio do certificado digital;
  • Presencialmente, em uma unidade do Detran próxima de sua região.

É possível ter acesso à CNH digital sem certificado digital?
O certificado digital facilita o acesso à CNH digital na etapa de validação dos dados cadastrais. Caso você não possua, ainda é possível concluir esta etapa de outras duas formas:

  •  Pelo celular, por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, com leitura de QR code e coleta de biometria facial;
  • Presencialmente, em uma unidade do Detran próxima de sua região.

É possível ter acesso à CNH digital mesmo offline?
Sim. Após completar a ativação do cadastro e baixar sua CNH digital, é possível ter acesso ao documento mesmo offline, basta inserir a senha de quatro dígitos cadastrada.

Em quais locais do país a CNH digital é válida?
A CNH digital é válida em todo o território brasileiro. A Carteira Digital de Trânsito deve ser aceita como documento oficial conforme Portaria do Denatran nº 184 de 17 de agosto de 2017 e Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017. E a Resolução nº 720, de 07 de dezembro de 2017 que institui o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico.

E se minha CNH for suspensa ou cassada?
A situação do seu documento físico será refletida na CNH digital. Caso seu documento seja cassado, por exemplo, a CNH digital não aparecerá no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Quais as vantagens da CNH digital?
As vantagens da CNH digital são diversas:

Praticidade – com os documentos reunidos em um único aplicativo no celular, as chances de esquecê-los em casa ao sair ou perdê-los/deteriorá-los são menores.

Economia – a CNH digital pode ser exportada em PDF com validade jurídica e serve como documento oficial. Sendo assim, você economiza com impressões, cópias e autenticação em cartório, caso necessite.

Segurança – a CNH traz dados criptografados que garantem a autenticidade do documento, o que evita fraudes.


O que fazer caso meu smartphone for roubado?
O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito é protegido por uma chave de acesso e seus dados estão criptografados, mas também é possível desconectar o dispositivo no Portal de Serviços do DENATRAN. Assim, o aplicativo e os documentos serão removidos do smartphone.


Conteúdos relacionados no site da Serasa Experian

e-CPF facilita o acesso à CNH digital
Número de certificados digitais emitidos já passa de 9 milhões

 

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.