Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Receita Federal anuncia que contribuição mensal do MEI poderá ser paga por PIX neste ano;

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Medida reforça a importância do uso de Certificação Digital para conferir segurança e confiabilidade nos procedimentos online 

A partir de janeiro de 2021, os cerca de 9 milhões de contribuintes mensais do Simples Nacional (DAS) terão a possibilidade de realizar o pagamento da taxa via PIX. Anunciada oficialmente pela Receita Federal, a medida é direcionada às Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais. A Certificação Digital será essencial para que essa transição de ferramentas seja feita com total segurança e confiabilidade.

Também de acordo com a Receita, o QR Code do PIX, novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, deve ser incorporado a todos os documentos de arrecadação sob sua gestão neste ano.

A movimentação visa facilitar transações feitas em ambiente virtual, já que as pessoas e empresas têm a possibilidade de realizar pagamentos e transferências bancárias em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.

Para evitar possíveis fraudes e roubos no ambiente digital, o Banco Central desenvolveu um documento chamado “Especificações técnicas e de negócio do ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro”, que destaca os requisitos de segurança do PIX.

De acordo com as orientações do documento, “tanto para autenticação e criptografia da conexão com as APIs do PIX como para assinatura digital das mensagens, devem ser utilizados certificados digitais ICP-Brasil”. Ou seja, tanto o próprio Bacen quanto as instituições financeiras participantes deverão utilizar Certificados Digitais.

Essa é mais uma prova do quanto a ferramenta é essencial para o dia a dia de cidadãos, órgãos e instituições em todo o país, já que são inúmeras as possibilidades de uso de uma Certificação Digital.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. Há diversos tipos de assinatura digital, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), o e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador. Cada uma delas oferece serviços específicos para cada cidadão e profissional.

 

Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.