Imagem do artigo

Renovação, portabilidade e compra de certificado digital 100% pela internet

Giovanna Baseotto
Escrito por Giovanna Baseotto
Nota dos leitores
para este artigo:
6.2

Pedidos podem ser feitos sem sair de casa, com comodidade, praticidade, segurança e a mesma validade jurídica; confira o passo a passo

Para dar mais comodidade às pessoas e empresas que utilizam certificado digital e garantir que suas ações e negócios continuem a ser realizados, a Serasa Experian possibilita a renovação e a portabilidade do documento eletrônico de forma on-line – mesmo que ele esteja vencido – com a mesma segurança e validade jurídica. Além disso, novos certificados de software com validade de um ano também podem ser adquiridos via videoconferência e sem a necessidade de deslocamento do titular. Para realizar o procedimento com mais praticidade, sem sair de casa, basta clicar aqui e seguir as recomendações (veja abaixo o passo a passo).

O certificado digital é um instrumento cada vez mais necessário. Pois oferece uma série de vantagens como segurança nos processos, otimização de tempo e redução de custos. Principalmente, neste momento desafiador de distanciamento social. A possibilidade de fazer o processo do início ao fim pela internet é uma funcionalidade que traz ainda mais comodidade e agilidade aos usuários.

O certificado funciona como uma identidade digital e tem validade jurídica. Com essa tecnologia, atividades como reconhecimento de firmas, transações comerciais, envio de declarações, entre outras podem ser feitas à distância de qualquer lugar do mundo, facilitando a vida e diminuindo o tempo e a burocracia para consumidores e empresas. Outra funcionalidade do certificado digital é a assinatura eletrônica de contratos comerciais, que além de trazer mais segurança aos negócios, ajuda a reduzir os gastos com compra, impressão e armazenamento de papel e ainda contribui para a preservação do meio ambiente.

Utilização do Certificado Digital nas empresas

Segundo uma pesquisa da Serasa Experian, ainda que 87% das empresas afirmem se preocupar em reduzir o uso do papel no escritório. 63% das companhias brasileiras de todos os portes e segmentos ainda não adotaram o processo de assinatura eletrônica e continuam usando papel e caneta para assinar documentos, lidando com sérios problemas relacionados a armazenamento. Dos empresários entrevistados que já tiveram problemas sobre a segurança do papel, 76% sinalizaram o extravio como o principal motivo. Seguido de prejuízo financeiro (10%), vazamento de informações (10%) e fraudes de identidade (5%). Outras situações mencionadas foram fenômenos naturais, como chuvas e enchentes, e perdas.

A troca de informações se torna mais ágil e muito mais segura com o certificado digital. Um documento físico exige muito cuidado no manuseio e envio para as partes envolvidas, pois o papel abre brechas para fraudes e desvios de informações.

Passo a passo para renovar ou adquirir um novo certificado remotamente

1. Para iniciar o processo de renovação ou compra, é preciso ter os documentos abaixo salvos em formato PDF, pois será necessário anexá-los para validação cadastral:

  • Pessoa Física (e-CPF): Documento de identificação (RG, CNH ou DNI) e CPF. Caso utilize o Certificado Digital para a Conectividade Social, será necessário anexar o comprovante de Inscrição do PIS, CEI ou CAEPF.
  • Pessoa Jurídica (e-CNPJ ou NF-e): Cartão CNPJ, documento de constituição da empresa, com chancela digital ou possibilidade de validação da autenticidade digital (contrato social/última alteração consolidada, certidão simplificada, Ata/Estatuto) e documento de identificação do representante da empresa (RG, CNH ou DNI).

2. Para certificados ativos em formato físico (cartão ou token), basta fazer a validação cadastral no site. Depois é só aguardar o contato por e-mail confirmando a identificação e compra do serviço. Para casos em que o certificado está vencido ou modalidade em software, o portador do certificado será encaminhado para o agendamento de uma videoconferência que garante a sua autenticidade. Cumprida esta etapa, basta aguardar pelo e-mail de confirmação. O agendamento da videoconferência também é necessário para quem for adquirir um novo certificado com validade de 12 meses;

3. Após a emissão, é só instalar o certificado digital e assim ele estará pronto para uso.

Renovação on-line com validação de dados e videoconferência

A renovação remota pode ser feita de duas maneiras, a depender do tipo de certificado que a pessoa já tem ou pretende adquirir. Quem possui um certificado digital no formato de mídia física (cartão ou token) e com a data de expiração próxima pode fazer a renovação validando as informações cadastrais no próprio site. Para os que possuem certificado na modalidade em software ou certificados já vencidos em qualquer formato de mídia, é necessário agendar uma videoconferência no site para garantir a autenticidade legal e completar os demais passos.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.