Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Restituição do IR começará antes em 2020

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.8

Uma novidade no Imposto de Renda de 2020 é que o pagamento da restituição do IR começará antes este ano. Ano passado os pagamentos começavam em junho, agora o primeiro lote será pago antes, no dia 29 de maio. A informação foi dada pelo subsecretário geral da Receita Federal, auditor fiscal Décio Rui Pialarissi.

Além disso, as restituições serão realizadas em cinco lotes durante o ano e não mais em sete, como era realizado. Portanto, os pagamentos que antes iam até dezembro, terminarão em setembro.

Então, uma dica para o contribuinte que quer ser beneficiado nos primeiros lotes, é fazer a declaração quanto antes. Afinal, a Receita Federal costuma dar prioridade no pagamento da restituição àqueles que entregaram antes dos outros.

O que é a restituição do IR?

A restituição é o valor que o governo te devolverá se você tiver pago a mais durante o ano anterior. Isso normalmente acontece se você tem muitos gastos possíveis de abatimento na declaração como educação, saúde, dependentes, contribuição ao INSS e previdência privada.

Ao preencher sua declaração do IR você saberá se terá valor a restituir ou se deverá pagar algo a mais. Na prática, quanto mais gastos passíveis de abatimento você tiver, maior será a chance de ter algum valor a receber. 

Como podemos percerber acima, o que interfere mais nestes valores são as informações declaradas, então quanto mais completa a sua declaração, maiores as chances de você ter um valor maior de restituição.

Uma forma ágil e segura de preencher a declaração é por meio do uso de certificação digital. Com o eCPF você pode lançar os dados diretamente no site da Receita Federal, o eCAC, sem a necessidade de baixar um programa. Acesse agora para saber mais sobre este e outros benefícios do e-CPF.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.