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Restituição do IR: primeiro lote será pago dia 29/05

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Escrito por Certificado Digital
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Na próxima sexta-feira (22) a Receita Federal deve liberar a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2020. A data ainda não foi confirmada pela instituição, mas, normalmente, a consulta é liberada uma semana antes do pagamento do lote. O primeiro lote será pago no dia 29 de maio, na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.

Calendário de Restituição

Embora o prazo de declaração do Imposto de Renda tenha sido prorrogado até o dia 30 de junho, o calendário de liberação dos cinco lotes de restituições do IR foi mantido. Portanto, neste ano atípico, o primeiro lote será pago antes mesmo do prazo final de entrega da declaração.

Veja abaixo o calendário de restituições em 2020:

1º lote: 29 de maio de 2020
2º lote: 30 de junho de 2020
3º lote: 31 de julho de 2020
4º lote: 31 de agosto de 2020
5º lote: 30 de setembro de 2020

Como saber se a restituição foi liberada?

Há algumas maneiras de consultar se sua restituição foi liberada, as duas mais fáceis são:

Acessando o e-CAC

  • Acesse o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e vá em “Restituição e Compensação”
  • Em seguida, no item “Restituição do IRPF”, clique na opção “Extrato de Processamento da DIRPF”
  • Por fim, no item “Processamento”, clique em “Extrato de Processamento” e o ano atual.

Através do site “Consulta Restituições IRPF

  1. Acesse o site
  2. Insira os seus dados – CPF, exercício da declaração e Data de Nascimento
  3. Informe o código de segurança
Como recebo a restituição?

O resgate da restituição obedece a alguns critérios: idosos, a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores, que tenham o magistério como renda principal, têm prioridade e recebem antes.  A boa notícia é que quem entregou a Declaração do IR com antecedência, também conseguem garantir o dinheiro de volta mais cedo.

O pagamento da restituição é efetuado em conta corrente ou poupança em nome do próprio beneficiário do pagamento. Não é possível receber o valor em conta-salário ou em conta de terceiros.

É importante ressaltar que o valor da restituição do IR é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.

Meu pagamento foi liberado, mas não recebi. E agora?

Erros no preenchimento da conta bancário e o cancelamento da conta indicada para restituição são os principais problemas na hora de resgatar a restituição.

Para evitar que isso não aconteça, é muito importante que antes de enviar você sempre verifique se os dados da conta corrente ou poupança indicadas para o depósito da restituição estão corretos.

Quem possui um Certificado Digital pode acessar o e-CAC e verificar quais foram os dados preenchidos no momento do envio da declaração.

Caso a restituição tenha sido liberada, mas o dinheiro não tenha sido depositado na conta indicada, você ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil, das 8h às 21h, para solicitar novo agendamento de crédito.

Os telefones são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

A outra opção, é o atendimento presencial em uma agência bancária.

Declaração facilitada

Por fim, uma maneira mais simples e segura de fazer a declaração do Imposto de Renda é utilizando a Certificação Digital. A pessoa que possui um e-CPF pode ter acesso à declaração pré-preenchida e não precisa fazer o download do programa da Receita Federal, para isto basta acessar o site eCAC.

Além deste benefício, quem possui um certificado digital da Serasa Experian tem acesso a uma série de benefícios como a assinatura digital de documento em poucos cliques, sem a necessidade de se deslocar a um cartório, e muito mais. Saiba mais acessando e-CPF.

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