Imagem do artigo

Saiba como fazer autenticação de documentos de forma totalmente online, sem precisar ir ao cartório

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6.8

Modernização dos serviços cartoriais só é possível devido à segurança fornecida pelo certificado digital

A transformação digital traz agilidade e comodidade para quem precisa lidar com trâmites burocráticos. Você sabia que já é possível autenticar documentos de forma totalmente online, sem precisar ir até o cartório? Com isso, não é mais preciso enfrentar deslocamentos e filas, o que gera economia de tempo e evita aglomerações, fator essencial em tempos de pandemia.

A autenticação de documentos pela internet pode ser feita pela plataforma e-notariado, da Central Notarial de Certificação Digital (Cenad). Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), responsável pela Cenad, o procedimento permite a “materialização e desmaterialização” da autenticação do documento, o que torna a movimentação do documento já certificado mais rápida.

Para fazer a autenticação online, é preciso tirar um certificado digital, que pode ser obtido em um tabelionato de notas credenciado como Autoridade Notarial. A emissão do certificado digital para essa finalidade é gratuita, bastando comparecer ao tabelionato de sua preferência levando documento de identidade e comprovante de residência.

Após a obtenção do certificado, se o documento for digital, é preciso apenas enviá-lo por e-mail. Agora, se o documento for físico, será necessário comparecer ao tabelionato para digitalizá-lo e, assim, enviá-lo para a autenticação.

A plataforma entrega o documento já certificado ao tabelião, que será responsável por verificar sua autenticidade. Após o procedimento, a plataforma gera um comprovante com dados do notário ou responsável que tenha feito a assinatura de autenticação, bem como a data e hora da assinatura, além de um código de verificação.

É o certificado digital que dá segurança a esse tipo de processo. Existem diversos tipos de certificados, para atender a diferentes necessidades. Entre as principais categorias, podemos citar:

  • e-CPF, Identidade Digital destinada a pessoas físicas;
  • e-CNPJ, identidade de pessoas jurídicas e atrelado ao CNPJ;
  • NF-e, certificado digital para quem precisa emitir notas fiscais eletrônicas, que permite o reconhecimento da empresa diante dos órgãos públicos.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais, disponibilizando diversos tipos de assinatura digital, como o e-CNPJ, o e-CPF, o e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador. Cada uma delas oferece serviços específicos para cada cidadão e profissional.

Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.