Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Saiba o que é a “Estratégia de Governo Digital”

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6.7

Uma das mais recentes novidades na legislação referente à certificação digital foi a publicação, dia 29 de abril, de um decreto instituindo a Estratégia de Governo Digital para o País no período de 2020 a 2022. A norma estabelece, entre outras questões, que o governo deverá “disponibilizar identidade digital ao cidadão, com expectativa de emissão de quarenta milhões até 2022”.

Na prática, isso quer dizer que o poder público irá desenvolver esforços para estimular o uso da Certificação Digital. Permitindo, assim, que cada vez mais operações em diversos segmentos sejam realizadas por meio dessa tecnologia, com total segurança, praticidade e validade jurídica.

Objetivos

O documento é dividido em um total de 18 objetivos, todos atrelados a um maior uso da tecnologia nas diversas áreas de atuação governamental, como forma de promover uma maior efetividade nos serviços públicos.

No objetivo 12 (identidade digital ao cidadão) que trata justamente da Certificação Digital, a norma também prevê um maior estímulo ao uso da biometria. A princípio, a meta é prover 2 milhões de validações biométricas mensais para serviços públicos federais até o final deste ano.

LGPD

Nos outros objetivos do documento, são abordados temas como a utilização de Inteligência Artificial (AI) — como forma de melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão. Além da adoção de uma rede com base em recursos blockchain e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Em síntese, nesse item específico, a meta é estabelecer um método de adequação dos órgãos públicos aos requisitos dessa lei ainda em 2020 e, ao mesmo tempo, criar uma plataforma de gestão da privacidade dos dados cidadãos também em 2020.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.