Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Cartilha da ICP-Brasil detalha benefícios que o Certificado Digital traz aos empreendedores

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
3.2

Documento online mostra que Certificado Digital permitiu realizar uma série de serviços de forma online, com agilidade e segurança

A ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) preparou uma cartilha que explica todos os benefícios e facilidades que o Certificado Digital proporciona aos empreendedores. Ele permite acessar com segurança e comodidade diversos serviços digitais.

Entre os benefícios do Certificado Digital, estão:

  • maior segurança contra fraudes;
  • maior privacidade nas trocas de mensagens;
  • redução de custos para assinar e reconhecer documentos;
  • menos burocracia;
  • economia de tempo e espaço.

O documento indica também quais são as principais aplicações do Certificado Digital para facilitar a vida do empreendedor. Uma das principais é a possibilidade de emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que é assinada digitalmente por meio do Certificado Digital. Na cartilha, é possível verificar também o passo a passo para poder emitir a NF-e.

Outra facilidade do Certificado Digital é que ele permite o acesso ao e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), sistema pelo qual o contribuinte pode realizar uma série de serviços fiscais, como consultar pendências e declarações do Imposto de Renda em andamento, verificar pagamentos na base de dados da Receita Federal, checar a situação fiscal de pessoas físicas e jurídicas e obter informações sobre parcelamentos de débitos fiscais.

Também é possível acessar as Juntas Digitais, o Conectividade Social, o SICAF Digital e o e-Social, além de assinar documentos de forma digital, com validade jurídica. Isso porque Certificado Digital utiliza algoritmos de criptografia que criam uma identificação única, impedindo a falsificação da assinatura e trazendo segurança para o processo.

A Serasa Experian oferece Certificados Digitais, disponibilizando diversos tipos de assinatura digital, como o e-CNPJ, o e-CPF, o e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador. Cada uma delas oferece serviços específicos para cidadãos e profissionais.

Não deixe de conferir a cartilha da ICP-Brasil e também o site da Serasa Experian Certificado Digital, que contém informações completas sobre o tema.

 

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.