Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Deu baixa no MEI, mas tem DAS em atraso? Saiba como regularizar a situação e evitar penalidades

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.8

Deixar de pagar o imposto pode acarretar até processo judicial e administrativo

Manter os impostos em dia é essencial para evitar multas e outras penalidades previstas em lei. Quem é MEI (Microempreendedor Individual) conta com uma tributação simplificada e precisa pagar apenas uma guia por mês, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que reúne todos os tributos da empresa.

Atrasar o pagamento do DAS pode trazer complicações, especialmente para quem decidiu fechar o negócio e solicitou a baixa do CNPJ. Quando o encerramento do registro é feito sem a quitação dos débitos, os impostos ainda serão cobrados do titular do CNPJ, que também está sujeito a outras penalidades, incluindo processos administrativos ou judiciais.

Por isso, é importante regularizar a situação. É possível resolver a pendência pelo site da Receita Federal, por meio do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI). Solucionada essa etapa, faça a Declaração Anual do Simples Nacional DASN-SIMEI Situação Especial (extinção). Nela constam todas as informações de faturamento do ano em que foi baixado o CNPJ. A declaração deve ser entregue até o último dia do mês.

Verifique também se não restou nenhuma pendência pelo PGMEI versão completa, onde é possível consultar o extrato/pendências. Para acessá-lo, é preciso ter um certificado digital, que é a identidade eletrônica da empresa, uma espécie de carteira de identificação virtual.

Como dar baixa no MEI

Quem deseja encerrar as atividades da empresa e dar baixa no MEI deve acessar o Portal do Empreendedor e solicitar o encerramento por ali. Informe a conta de acesso e o código do Simples Nacional, preencha a declaração de baixa e faça a emissão do CCMEI, que é o certificado referente à condição do Microempreendedor Individual.

Se houver mensalidades atrasadas, é possível emitir uma nova guia pelo próprio Portal do Empreendedor. Nesse caso, escolha a opção “boleto de pagamento”, disponível na aba “Pague sua Contribuição Mensal”. Informe o número do CNPJ e emita a guia de pagamento, clicando em “Apurar/Gerar DAS” ou efetuar o pagamento online.

Vale lembrar que mensalidades em atraso sofrem a incidência de multa e juros. Para evitar que isso ocorra, lembre-se de que o pagamento deve ser feito todo mês até o dia 20.

A Serasa Experian oferece certificados digitais com total segurança, conforto e confiabilidade. Há diversos tipos de assinatura digital, como o e-CNPJ (pessoa jurídica), o e-CPF (pessoa física), o e-Saúde, o e-Jurídico e o e-Contador. Cada uma delas oferece serviços específicos para cada cidadão e profissional.

Para mais informações, visite o site Serasa Experian Certificado Digital.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.